Na última quarta-feira (26), o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) promoveu, no Auditório do Ambulatório Universitário (AMU), o “5º Encontro de Pacientes Oncológicos” que teve como tema “Os direitos da pessoa com câncer”. Participaram pacientes de várias cidades da região Meio-Oeste.
A atividade foi conduzida pela advogada e presidente da Comissão de Saúde da OAB Joaçaba, Ângela Michelon. Durante o encontro, ela distribuiu cartilhas sobre o tema que foram elaboradas pelo Órgão e de forma clara e exemplificada explicou sobre cada um dos tópicos que constam no material informativo. Os pacientes puderam comentar e tirar dúvidas, o que fomentou ainda mais a troca de informações.
— Foi um encontro muito legal, gostei bastante. Uma pena os que não puderam vir —
— Foi bom saber dos direitos e, além de tudo, se ficamos sem entender algo, tem o livrinho para consultar em casa — afirmaram os pacientes Erberto e Matias, que vieram da cidade de Peritiba.
CONFIRA TAMBÉM: Outubro Rosa: conheça as leis que auxiliam pacientes com câncer
Em sua fala, Ângela destacou que tanto os pacientes como seus familiares precisam conhecer a legislação. Entre os direitos, ela comentou sobre a Lei, na qual, a partir da hipótese principal de câncer, os exames necessários para diagnóstico devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias e em 60 dias iniciar o tratamento. Além disso, saque do FGTS, PIS Pasep, auxílio-doença, isenções de impostos, veículos adaptados, acesso prioritário à justiça, desconto de IPTU e energia elétrica, entre outros.
— Além da gama de direitos já existentes, muito tem sido feito para que seja possível conquistar ainda mais. Nosso objetivo com a cartilha foi tornar mais acessível o acesso às informações e poder falar dela em encontros como esse é muito importante — destacou a advogada.
A cartilha distribuída no evento está disponível para download no site da OAB. Quem deseja obter exemplares impressos pode fazer contato com a entidade ou procurar na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Joaçaba.
— O encontro de pacientes oncológicos é um evento já consolidado, que marca as comemorações de aniversário do HUST e viabiliza o cumprimento de sua missão enquanto Hospital Universitário, disseminando conhecimentos que contribuem para a redução de iniquidades e para a emancipação cidadã das pessoas da comunidade. Parabenizo a equipe organizadora e agradeço à Dra. Ângela pela disponibilidade em dividir o seu conhecimento conosco — afirmou o diretor do HUST, Jovani Steffani.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc