O estudo intitulado “Tendências temporais na epidemiologia da doença inflamatória intestinal no sistema público de saúde do Brasil: um amplo estudo populacional”, de autoria do médico e professor da Unoesc, Abel Botelho Quaresma, foi premiado no 16º Congresso da Sociedade Européia de Doenças Inflamatórias intestinais (ECCO), o maior do mundo na área. A pesquisa foi classificada como melhor estudo epidemiológico em Doença Inflamatória intestinal (DII) e ficou como Top10 no geral entre todos os estudos apresentados.
O estudo levantou mais de 212.000 pacientes de todos os estados da federação entre 2012 e 2020 no Brasil, e é o maior estudo populacional de países em desenvolvimento sobre essas doenças.
![](https://bomdiasc.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Dr.-Abel-UNOESC-001-1024x606.jpg)
No final de agosto desde ano, mais dados serão apresentados na Semana Brasileira da Doença Inflamatória Intestinal em Campinas (SP) pelo autor e até o final do ano o artigo, na sua totalidade, será publicado em uma revista de grande impacto.
Este amplo estudo contou com a participação do Dr. Gillaad Kaplan da Universidade de Calgary no Canadá e da Dra. Siew Ng da universidade de Hong Kong, epidemiologistas mundialmente conhecidos na área de DII, e é orientado pelo Dr. Paulo Kotze da PUCPR, referência mundial na doença.
— O reconhecimento conquistado neste importante congresso representa três anos de trabalho intenso e aprofundamento de estudos na área de epidemiologia das doenças inflamatórias intestinais além da oportunidade dos governos com base em dados atualizados prepararem-se para o aumento maciço na prevalência e planejarem estratégias futuras de prevenção e promoção de saúde visando um melhor atendimento — afirmou o Dr. Abel.
Fonte: Assessoria de Imprensa UNOESC
![](https://bomdiasc.com.br/wp-content/uploads/2021/02/IDIOMAS-BOM-DIA-SC-6-1024x187.jpg)
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina