O curso de Medicina da Unoesc Joaçaba por meio do componente curricular Introdução à prática médica, promoveu no dia 22, uma conversa com o doutor Aluar de Oliveira Pinto e os acadêmicos. Na oportunidade estiveram presentes a Pró-reitora Acadêmica Lindamir Sechi Gadler, os professores, Roberto Marques, Walter Rothbarth, Carlos Maurício Dagostini e a Psicóloga, professora Carmen Lucia Dagostini.
Durante a aula, doutor Aluar partilhou com os estudantes suas experiências de vida, e respondeu perguntas e dúvidas sobre a profissão, também falou sobre as dificuldades enfrentadas durante os anos de estudos, e o importante apoio que recebeu de seus familiares.
Para a acadêmica da segunda fase do curso, Heloisa Pedro Germano, a aula foi uma experiência sensacional e muito marcante, conforme relata, geralmente as pessoas veem os profissionais médicos como pessoas inalcançáveis, e o doutor Aluar com seu jeito afetuoso e humilde, chegou como se fosse aquele amigo querido que se convida para tomar um café da tarde ou comer um churrasco.
— É fundamental que a gente tenha médicos que falem da importância de atender um paciente, de lidar com pessoas em todas as suas nuances, e foi isso que ele nos ensinou com sua experiência de vida, que é preciso dialogar, conhecer, examinar o paciente, coisa que muitas vezes não ocorre nas consultas, foi uma visita que vai marcar todo o meu curso e minha vida — destaca a acadêmica.
Ao final da aula a Pró-reitora Acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Gadler, representando o Reitor da universidade, professor Aristides Cimadon, presentou o médico com uma placa em homenagem pelo excelente serviço prestado ao curso de Medicina e à toda a comunidade.
— Estou sensibilizado pela acolhida de todos daqui da Unoesc, esta homenagem não é só minha, mas dos meus colegas já falecidos, dedico essa homenagem também aos meus familiares, aos jovens estudantes, desejo que sejam bons médicos, felizes na profissão e aos meus pacientes que me apoiaram durante minha vida profissional, entenderam minhas falhas, compreenderam meus erros, a todo o povo joaçabense os meus sinceros agradecimentos espero encerrar minha carreira da melhor maneira possível, enfrentando as dificuldades com carinho, bem mais espiritualizado e mais humano — finalizou doutor Aluar.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc