A campanha Dezembro Laranja visa alertar a população sobre a incidência do câncer de pele. Neste ano, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais da doença para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo mais comum de câncer, responsável por um quarto dos diagnósticos feitos anualmente no Brasil – cerca de 180 mil casos. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade”, explica o cirurgião oncológico Cristiano Vendrame.
Conforme o médico, evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir câncer de pele. “Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com histórico pessoal ou familiar desta e outras doenças cutâneas prévias são as mais atingidas. Fique atento aos sintomas, como manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Ao detectar algum sinal, procure um médico especializado”, orienta Dr. Vendrame.
Neste verão, não esqueça o protetor solar e evite exposição excessiva entre 10h e 15h. Curta o calor, mas tome cuidado com o sol.
Fonte: Assessoria de Imprensa