Nos dias 8 e 9 de agosto, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, por meio da Monitoria da Comissão de Pele, realizou o “3º Seminário de Feridas” que teve como tema “Diabetes Mellitus com Foco no Pé do Diabético”. O evento foi realizado no Auditório Afonso Dresch e transmitido on-line pelo canal do curso de Enfermagem, no YouTube. Para as duas noites de atividades, mais de 400 pessoas se inscreveram, entre acadêmicos e profissionais de Enfermagem, Medicina e áreas da saúde.
A abertura do seminário contou com as falas da coordenadora do curso de Enfermagem, Márcia Restelatto, da professora, preceptora da Comissão de Pele, Simone Triquêz e da Superintendente de Saúde, do município de Joaçaba, Karla Simas. Elas apresentaram um pouco do trabalho realizado no “Ambulatório de Feridas”, espaço localizado no Ambulatório Médico (AMU), e que por meio de uma parceria da Unoesc e Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, atende aos moradores do município que são encaminhados via Sistema de Regulação (SisReg).
— As atividades iniciaram oficialmente em julho deste ano, após assinatura da parceria, contudo o projeto piloto já foi iniciado em julho de 2021 e já foram mais de 150 pessoas atendidas pelos acadêmicos com a monitoria e orientação dos professores. Temos uma estrutura completa para o tratamento das lesões e prestamos o serviço com comprometimento e respeito pela individualidade de cada um — explicou a professora Simone Triquêz.
Outro ponto alto foi o lançamento do E-book “Guia Básico Para o Tratamento de Feridas”, um livro que reúne informações e imagens que irão orientar os acadêmicos e profissionais durante suas rotinas de atendimento.
— Esse material reúne a parte de fisiologia, de tratamentos e curativos. É um guia prático que pode ser consultado de forma rápida, no computador ou celular do acadêmico, ou profissional de saúde, na hora dos atendimentos — explicou Simone.
Fechando as atividades da primeira noite, a professora Doutora Vilma Beltrame ministrou a palestra “Avaliação do Pé Diabético”. Na segunda noite, o tema tratado foi “Pé Diabético e a Equipe Multidisciplinar”, abordado pelas profissionais Carina Rossoni, Amanda Dal Berto e Thaisa Sfredo. Nos dois dias de evento, as empresas Helianto, In-novatio, Fufa SC Comércio e representações demonstraram algumas tecnologias para o tratamento de lesões de pele.
— Agradecemos à equipe da Monitoria da Comissão de Pele, aos palestrantes, participantes e a todos que contribuíram para a realização deste seminário. Foi um grande evento, tanto em número de inscritos como em relação às trocas de informações e conhecimento — avaliou a coordenadora do curso de Enfermagem, Márcia Restelatto.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc
Leia Também: Agosto Branco alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão