Verão, praia, mar, sol e proteção. A campanha ‘Dezembro Laranja’ visa chamar a atenção de banhistas e da população em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, tipo de tumor mais frequente no Brasil.
Somente em 2019, estima-se que serão diagnosticados cerca de 85.170 novos casos em homens e 80.410, em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Veja dicas sobre prevenção de especialistas da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entidade que congrega médicos especialistas no diagnóstico de doenças como o câncer de pele. Em caso de qualquer anormalidade na pele, é importante procurar um médico!
1. Evite exposição ao Sol entre 10h da manhã e 4h da tarde
Nesse período do dia, os raios solares são mais intensos.
2. Use roupas e adereços que protegem o corpo
Utilize chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol. Não abra mão de óculos escuros!
3. Passe protetor solar
O fator de proteção solar (FPS) mínimo recomendado é o 30.
4. Fique atento a alterações na pele
Pintas pelo corpo, que aumentam de tamanho, com coceiras ou sangramentos, que não cicatrizam em quatro semanas, podem ser câncer de pele. Quanto mais cedo feito o diagnóstico, mais chances de cura!
A SBP se coloca à disposição da imprensa para maiores esclarecimento sobre câncer de pele, prevenção e diagnóstico.
Sobre a SBP
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além do mais, orienta, normatiza e valoriza a atuação profissional dos médicos patologistas.
Fonte: RS Press