Com a chegada do verão a instabilidade do solo pode causar lesões, explica o presidente da SBOT-RS
Chegou a estação mais quente do ano, a temporada de férias e um dos locais mais procurados para aproveitar o período é a praia. A prática de atividade física ao ar livre ganha mais espaço e modalidades como vôlei, futevôlei, Beach Tennis e corrida são algumas das mais vistas nas areias, mas, em função da instabilidade do solo, é preciso estar atento para evitar lesões.
O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS), Marcos Paulo Souza, explica que, antes de realizar a atividade física, é necessário fazer um alongamento. “Devido à alta temperatura, o organismo gasta energia com facilidade. Por isso, alongamento pré-exercício e hidratação durante a atividade são essenciais”, fala.
Pelo fato de a areia ceder no momento em que a pessoa pisa sobre ela, acaba impactando o aparelho locomotor, ativando grupos musculares diferentes. “Por essa razão, o condicionamento físico acaba sendo maior quando a atividade é feita na areia”, fala o especialista.
CONFIRA TAMBÉM: Estudo explica aumento de complicações nos preenchimentos faciais no Brasil
O ortopedista pontua que, para evitar lesões, é importante fortalecer a musculatura e adquirir condicionamento físico. “Quem já possui algum problema deve também focar nesse preparo para não sofrer com a irregularidade da areia”, salienta.
O presidente da SBOT-RS lembra, ainda, que o praticante deve conhecer o seu limite para reforçar a prevenção de lesão ou dores musculares. “A corrida na areia, por exemplo, exige um excelente condicionamento físico. Se a pessoa não costuma correr e passa a correr na areia cerca de um quilômetro, isso vai causar dores no tornozelo e pernas”, diz. “Por isso, é importante conhecer o limite do próprio corpo e os exercícios devem ser iniciados de forma gradual para se acostumar à prática” finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa