Colheita da maçã em Fraiburgo/Foto: Bom Dia SC
Colheita da maçã em Fraiburgo/Foto: Bom Dia SC

Benefícios de comer uma maçã por dia

A maça é mais eficiente do que café para manter as pessoas acordadas

Cada um tem uma técnica pra se manter acordado e espantar o sono, a mais conhecida é tomar uma bela xícara de café. Pra muita gente, o dia só começa depois de um gole da bebida, mas sabia que existe um outro alimento muito mais eficaz que o famoso cafezinho? Os pesquisadores descobriram que a maça é mais eficiente do que o café para manter a gente acordado durante o dia.

Motivos para comer uma maçã por dia

Hidrata nosso corpo por seu alto teor de água (ao redor de 80% de sua composição).

É diurética, reduz a acumulação de líquidos, as câimbras nos membros inferiores (pernas e pés) e a pressão arterial alta devido à sua grande quantidade de potássio.

Dentre suas vitaminas, conta com as do grupo E, conhecidas por serem antioxidantes potentes.

Ao contar com fibras solúveis e insolúveis, pode ser usada tanto por pessoas com prisão de ventre como com diarreia. No primeiro caso é preciso consumi-la crua e com casca e no segundo, assada ou em compota.

Em Fraiburgo – Terra da Maçã, a colheita acontece entre os meses de janeiro a abril/Foto: Bom Dia SC

A casca da maçã contém pectina. Esta fibra protege a mucosa intestinal. Se bem lavada antes de comer, não será preciso descascá-la para desfrutar de todos os seus benefícios a nível digestivo. Além disso, vários estudos revelaram que a pectina tem um papel decisivo para evitar certos tipos de câncer como, por exemplo, o de cólon.

O segredo da maçã e de seus benefícios está em suas substâncias fotoquímicas que, além de prevenir o câncer, como já foi indicado antes, ajudam a reduzir os níveis de açúcar e gorduras no sangue.

Portanto, é aconselhável que os diabéticos e pessoas com colesterol consumam, pelo menos, duas maçãs por dia. Essa fruta permite depurar e limpar o sangue.

Um dos fitoterápicos da maçã é a quercetina, que permite prevenir os problemas cardiovasculares, as doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, a asma e até as contraturas musculares.

A maçã, por sua vez, contém ácidos como o tartárico e o málico, que ajudam a digerir melhor as gorduras que consumimos.

Por isso é aconselhável comer essa fruta como sobremesa, logo após uma refeição pesada, seja no meio do dia ou à noite.

Além disso, ela não permite que a glicose aumente rapidamente depois das refeições.

É perfeita para pessoas que estão fazendo dieta ou que sofrem de algum transtorno de ansiedade por comida. Isso porque a maçã sacia o apetite e evita que comamos demais.

Podemos comer a quantidade que quisermos por dia, sem restrições, já que nos ajudará a perder peso e nos sentiremos com mais energia (porém, não pode ser a única coisa que comemos durante o dia).

Com informações Melhor com Saúde

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias