Os bombeiros foram acionados na tarde da última segunda-feira (06) para o atendimento de um parto emergencial na localidade da Tapera, região sul de Florianópolis. A parturiente encontrava-se em um local de difícil acesso, sendo então necessária a utilização de maca rígida e a transposição de um trecho de trilha a pé para realizar o resgate.
Na sequência, considerando a proximidade da base do Arcanjo-01, a guarnição BM optou por acionar também a equipe médica do SAMU, que interceptou a guarnição e complementou a avaliação da mãe e do bebê.
Durante o deslocamento à maternidade Carmela Dutra, conforme a avaliação da equipe a bordo, foi solicitado que a ambulância parasse, pois o parto era iminente. Então pequeno Ricardo veio ao mundo, junto das equipes de Bombeiros e SAMU.
SAÚDE: Atendimento psicossocial pode auxiliar vítimas de desastres naturais
Tanto a mãe quanto o bebê apresentaram sinais vitais estáveis e foram encaminhados à maternidade para que fosse então dado continuidade ao atendimento.
Participaram da ocorrência os Cabos BM Maria Gabriela e Pires, Bombeiros Comunitários Gleyber e Teixeira, Médica do SAMU Dra. Bruna e Enfermeiro André Ricardo.
Fonte: CBMSC