Com o objetivo de instigar a reflexão sobre essa maneira diferente de ver o mundo, que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o curso de Enfermagem promoveu na noite de 20 de junho, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc Joaçaba, a 12ª edição da “Simulação Realística”, evento que busca integrar interdisciplinarmente os componentes curriculares e estimular a aprendizagem significativa e contextualizada. Participaram estudantes e docentes da Área das Ciências da Vida e Saúde (ACVS) e profissionais inseridos na rede pública e privada de saúde da região.
LEIA TAMBÉM: HUST abre vagas para médicos plantonistas
O evento contou com a palestra “Transtorno do Espectro Autista: fisiopatologia, diagnóstico e principais terapias utilizadas”, ministrada pelo diplomado do curso de Enfermagem, Kléber Siqueira de Araújo.
Autismo novo jeito de ver o mundo
— O Autismo é um novo jeito de ver o mundo. As estatísticas de diagnóstico têm aumentado, principalmente, diante do preparo das equipes de saúde. Antes era um assunto muito restrito e o intuito é disseminar ainda mais o conhecimento a respeito para que as famílias, a escola e a sociedade como um todo possam acolher, incluir e respeitar as pessoas diagnosticadas — comentou o palestrante.
Além das informações repassadas por Kléber, o público presente acompanhou depoimentos de um familiar de autista e de uma profissional que atua na Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Márcia Terezinha da Rocha Restelatto, a Simulação Realística contribui para aquisição de uma postura mais confiante do futuro profissional, que tomará decisões de forma estrategicamente planejada em benefício de todos. Ela destacou o empenho dos estudantes da sétima fase do curso, que junto com o colegiado e com o apoio da nona fase, foram responsáveis pela organização do evento.
— Buscamos abordar um tema relevante que pudesse agregar no cotidiano dos estudantes e dos profissionais. Tivemos uma boa presença de público e um rico debate sobre o tema — avaliou a professora Márcia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba