O professor Deives Vidart explica que o taekwondo tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental/Foto: Assessoria de Imprensa
O professor Deives Vidart explica que o taekwondo tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental/Foto: Assessoria de Imprensa

Aulas de Taekwondo online são alternativas para manter o equilíbrio físico e mental durante a quarentena

ATA Pedra Branca adota aulas online com orientação profissional dos professores

De um dia para outro o treino regular nas academias foi encerrado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mas a importância da prática de exercício físico regular tanto para o fortalecimento do sistema imunológico e aumento da capacidade pulmonar, quanto para a redução de quadros de ansiedade e estresse – itens importantes neste momento de combate à Covid-19 – fez com que muitas academias optassem pelos treinos online, como foi o caso da academia de taekwondo songham ATA Pedra Branca, de Palhoça.

O professor Deives Vidart explica que o taekwondo tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, sendo uma importante ferramenta de apoio às famílias neste momento de isolamento. “Investir em treino em casa é uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, mas é preciso ter cuidado para não se machucar e para o treino realmente funcionar, por isso a importância da orientação profissional”, enfatiza.

Segundo Deives, as aulas online foram utilizadas desde que as atividades na academia foram suspensas e permanecerá até o fim da quarentena, pois mesmo com o retorno das atividades seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades, muitas famílias optaram por permanecer no sistema online. “Completamos seis anos de atividades. Ensinar online está sendo uma nova realidade, mas temos que estar em constante evolução. As famílias de quem pratica a atividade consegue perceber que além do praticante, os benefícios deste esporte são visíveis no círculo de convivência. Manter esta rotina de treinos, mesmo que em casa, é fundamental”, salienta o professor.

Benefícios Físicos e Psicológicos do Taekwondo

A lista dos benefícios citada por Deives é extensa, mas para você se motivar a começar hoje mesmo a praticar o esporte, aqui vão algumas delas. Na parte física o taekwondo songham proporciona fortalecimento muscular; Correção postural; Flexibilidade; Coordenação motora; Proporciona um sono melhor e mais repousante; Visão periférica e Resistência cardiovascular e respiratória. O método também incentiva os valores como, Honestidade, Lealdade, Companheirismo, Trabalho em Equipe, Humildade e Respeito. A arte ajuda ainda na formação do caráter, e também proporciona maior autoestima, segurança, comunicação, participação, proatividade, entre tantos outros.

É por este motivo que o taekwondo é recomendado para todas as idades, independente dos objetivos que o praticante possui ao iniciar. Para mulheres, por exemplo, o Taekwondo Songahm é recomendado devido ao saudável desenvolvimento do baixo abdômen, sendo ao mesmo tempo ideal para restauração dos músculos sob o ponto de vista da saúde e estética. Já para quem é exposto a uma elevada carga de estresse diário, é possível relaxar através dos golpes e gritos.

Benefícios para as crianças

Para a formação dos pequenos, os benefícios desta milenar arte marcial são imensuráveis. Muitos pais erroneamente julgam a arte como violenta e que estimula a agressividade, mas a realidade é outra. Ele desenvolve a capacidade das crianças se conhecerem, identificarem seus sentimentos e manterem o controle, além de ajudar as crianças a passar pelas fases mais complicadas, adquirindo importantes valores pessoais além de hábitos saudáveis.

“O maior propósito do Taekwondo é lutar para desencorajar a opressão do mais forte sobre o mais fraco, com um poder que deve estar baseado na humanidade, justiça, moralidade, sabedoria e fé, assim ajudando a construir um mundo melhor e mais pacífico”, afirma o professor Deives Vidart.

O instrutor de Taekwondo

Em entrevista, Deives Vidart falou sobre a atividade que desenvolve há seis anos, em Palhoça, quando fundou a unidade ATA Pedra Branca no município. O faixa preta 4º DAN destaca que os benefícios são inúmeros, mas no que tange ao relacionamento familiar entre pais e filhos, entre os irmãos e amigos, é algo visível por todos e sempre muito comentado. “É gratificante acompanhar a evolução e as conquistas individuais e familiares”, salienta. O instrutor também comenta que 95% dos que iniciam na modalidade, dão continuidade. “Essa persistência é primordial, pois as melhoras são lentas mas progressivas e duradoras. Já diz o ditado: “A paciência é a mãe de todas as virtudes” e, para se alcançar algo, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente até alcança-lo”, concluiu.

Para quem quiser conhecer mais sobre a técnica do Taekwondo Songahm, a ATA Pedra Branca está realizando as atividades em dois formatos: presencial, com horário marcado, e seguindo todas as medidas orientadas pelas autoridades para o combate à covid-19. Há também a modalidade à distância, com horários pré-agendados divididos por faixa etária com orientação ao vivo do professor.

Para conhecer um pouco mais sobre a ATA Pedra Branca e o método utilizado basta acessar o site www.atapedrabranca.com.br. Para fazer uma aula demonstrativa na academia ou online, basta solicitar a grade de horários através do whats (48) 98455-8941.

A ATA Pedra Branca

A ATA Pedra Branca completou seis anos de atuação em Palhoça na última semana. A American Taekwondo Association – ATA, nasceu do sonho do Eternal Grand Master Haeng Ung Lee, em 1969. Nestes 50 anos de atividades, o número de academias por todo mundo não parou mais de crescer. Apesar do grande crescimento, Lee sempre teve a preocupação de criar padrões para garantir o bom ensino do Taekwondo Songahm. São milhares de alunos no mundo, sendo mais de 60 praticantes em Palhoça. “No dia 10 de maio de 2014 eu realizava um sonho. Estou muito orgulho do crescimento neste período, da parceria com os pais, do comprometimento dos alunos e, especialmente, do reconhecimento da comunidade em nosso trabalho como uma referência em ensino desta arte marcial na Cidade Pedra Branca”, afirma Deives.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias