Amigos de Sangue e a importância de Doar Sangue
Amigos de Sangue e a importância de Doar Sangue

Amigos de Sangue e a importância de Doar Sangue

A doação de sangue é um ato nobre e solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas vítimas de acidentes graves ou que enfrentam condições médicas graves ou cirurgias complexas. Apesar do procedimento ser simples e seguro, manter a regularidade das doações de sangue é o maior desafio dos hemocentros.

Atenta a esse problema, a JCI Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna adicionou a sua pauta social, o projeto “Amigos de Sangue”, que estimula e incentiva não somente aos membros da organização, mas a toda a comunidade local para a doação de sangue frequente. Por meio de ações locais já movimentou mais de 200 doações de sangue desde sua implementação, em 2016.

Estima-se que cada doação de sangue possa salvar até quatro vidas, o que demonstra ainda mais o impacto desse gesto. Pessoas que recebem transfusões sanguíneas podem experimentar uma melhoria significativa em sua saúde e, em muitos casos, a chance de sobreviver.

A demanda por sangue é constante e urgente
A demanda por sangue é constante e urgente

Atualmente a demanda por sangue é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue, como nas férias, festas regionais, durante o inverno ou em feriados prolongados. A escassez de sangue pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar em risco a vida de muitas pessoas. Portanto, o principal objetivo da doação regular é manter os estoques dos bancos de sangue sempre abastecidos.

Para realizar a doação é importante se alimentar e se hidratar bem.

Requisitos para doar sangue:

•          ter entre 16 e 69 anos;

•          menores de 18 anos devem apresentar autorização escrita do responsável e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor;

•          pessoas idosas (60 a 69 anos) só podem doar se já tiverem feito ao menos uma doação antes dos 60 anos;

•          pesar a partir de 50 quilos;

•          não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

•          não fumar antes da doação;

•          ter um boa noite de sono no dia anterior à doação.

Doar sangue segue 4 etapas

O procedimento é sigiloso e segue 4 etapas, sendo elas: cadastro, pré-triagem, entrevista e a coleta. Ao todo, o processo leva em torno de 1h e ao final o doador recebe o lanche acompanhado de líquidos para repor o volume retirado de aproximadamente 450 ml. Mais informações acesse: https://www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue.html

A doação deve ser feita respeitando intervalos e frequências máximas entre as doações. Para homens, considera-se um máximo de quatro doações anuais, com intervalo mínimo de dois meses entre cada uma. Para mulheres, podem ser feitas até três doações, respeitando um intervalo de pelo menos três meses.

Para agendar sua doação acesse: https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html

Para promover o projeto a JCI marcou presença no Jogo do Joaçaba Futsal, conheceu o Hemosc e os procedimentos de perto, conversou com uma pessoa que já realizou mais de 74 doações e espalhou cartazes da campanha nos elevadores dos Edifícios do Município de Joaçaba, disponibilização de chocolates para doadores na semana comemorativa ao Dia Nacional do Doador de Sangue, além da sensibilização ocorrida nas redes sociais. Todo esse movimento é feito graças ao patrocínio e apoio do Marques Branding.co, MyVos, Patronus, Eleve, Parisenti Supermercado e Kury Condomínios.

Lembre-se que não existe um substituto para o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa necessidade é por meio da doação voluntária.

Ser um doador de sangue é um ato de amor e solidariedade!

Doe sangue, doe amor, salve vidas! Seja o herói de alguém.

Fonte: Assessoria de Imprensa JCI Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias