Colaboradores acompanhando a palestra/Foto: Assessoria de Imprensa
Colaboradores acompanhando a palestra/Foto: Assessoria de Imprensa

Ações de conscientização ao "Setembro Amarelo" são realizadas no HUST

A cada dez tentativas de suicídio, nove poderiam ser evitadas

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorizando a importância dessa campanha, bem como, pensando na saúde mental dos colaboradores, o HUST, promoveu ações de conscientização durante todo mês.

A primeira delas foi um túnel amarelo, instalado no principal acesso dos funcionários ao local de trabalho, no qual foram dispostas informações correspondentes a orientações para identificação de pessoas com potencial suicida e também de como prestar ajuda a essas pessoas. Utilizando as mesmas informações, foi formado um mural amarelo na sala de espera do CDIH para acesso aos pacientes e disponibilizado, em todas as recepções, cartazes com informações alusivas à campanha. 

Já no dia 23, ocorreu no Salão de Atos do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), a palestra “Cuidando da saúde mental de quem cuida”, que foi ministrada pela coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) microrregional do município de Ouro, psicóloga Tamandra Lazarotto e buscou conscientizar os colaboradores sobre esse tema tão delicado e pertinente.  Ela apresentou dados e estatísticas, falou sobre os fatores de riscos, sintomas da depressão, o suicídio em si, e orientou o que fazer para identificar os sintomas e buscar apoio necessário.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano mais de 800 mil pessoas cometem suicídio, o que corresponde a uma morte a cada quarenta segundos, sendo que a cada dez tentativas de suicídio, nove poderiam ser evitadas.

— Sou grata pelo convite do HUST para realizar essa palestra, levando em consideração que existe um número alto de profissionais de saúde adoecendo em função de depressão, ansiedade e fobias — destacou a psicóloga.

O Diretor Geral do hospital, professor Alciomar Antônio Marin esteve presente no evento e enfatizou a importância de se possibilitar aos colaboradores esse espaço de diálogo e aprendizado.

No dia 26, ocorreu no Salão de Atos do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), a "Capacitação Multiprofissional em Acolhimento Hospitalar às Pessoas que tentam Suicídio", ministrada pela Médica Psiquiatra, Dra. Tadiane Luiza Ficagna e pela Enfermeira Naiane Ribeiro Prandini, destinada aos profissionais Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos e Assistentes Sociais. O encontro teve por objetivo capacitar os profissionais para realização de atendimento aos pacientes que tentam suicídio.

— O ser humano é complexo por natureza e em uma instituição que conta com 461 colaboradores e 164 médicos, precisamos promover meios de cuidar da saúde mental de quem cuida da saúde do outro — reiterou o Diretor do HUST, Alciomar Antônio Marin.

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias