XII Seminário Estadual de Assistência Social acontecerá em Piratuba
XII Seminário Estadual de Assistência Social acontecerá em Piratuba

XII Seminário Estadual de Assistência Social acontecerá em Piratuba

O Seminário Estadual de Assistência Social é realizado desde 2010 em Santa Catarina, sempre no mês de maio de cada ano, é um evento anual organizado pela FECAM e as 21 Associações de Municípios, por meio dos Colegiados Regionais de Assistência Social. Esteve suspenso somente no período da pandemia, sendo retomado com toda a sua força neste ano de 2023. 

Tradicionalmente conta com mais de 700 participantes, entre Gestores e Trabalhadores do SUAS de todo o Estado. Durante o evento são realizadas palestras temáticas relacionadas a política pública de assistência social, momento de lançamento de livro e autógrafos, contamos com a presença de palestrantes renomadas no país, também com a presença de representantes de secretarias estaduais e entidades parceiras da FECAM.

Neste ano de 2023, será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos de Piratuba, podemos considerar o segundo maior evento estadual da instituição em público. A programação está em processo de elaboração e em breve será disponibilizada no site da FECAM.

PROGRAMAÇÃO

24/05 – Quarta feira – das 15h às 21h

15h às 18h – Credenciamento e Acolhida dos Municípios

Atividade Cultural

18h – Abertura Oficial

Atividade Cultural

19h as 20h – Palestra Magna: Análise do SUAS no contexto Brasileiro 

Coordenação: Rosangela Alexandrino, Assessora da AMESC e Presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social – COAS

Palestrante: Dra. Aldaíza Sposati, professora titular sênior da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP onde  exerceu docência de Graduação, Pós- graduação, Pesquisadora e  exercício de  cargos de Diretor de Faculdade e de Vice -Reitor. Exerceu a Coordenação do NEPSAS-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Assistência Social (1985-2021). É pesquisadora do CNPq, membro da direção da Associação Rede Brasileira de Renda básica-RBRB, militante da Coalizão  Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade.  Autora de diversos livros e artigos sobre a temática da proteção social com publicação nacional e internacional. Professora de Pós -graduação em Portugal, Argentina e pesquisadora-coordenadora em projetos Capes –Cofecub, Gestora pública municipal ocupando o cargo de Secretaria Municipal na cidade de São Paulo em: Administrações Regionais (1989/1990); Assistência Social (2002/2004). Vereadora da Cidade de São Paulo por 3 mandatos consecutivos (1993-2004).

20h – Momento de Trocas

21h – Encerramento

25/05 – Quinta feira – 8h às 19h

8h às 10h – Mesa-redonda: A reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!

Coordenadora: Vânia Guareski Souto, Assistente Social e Assessora de Políticas Públicas da GRANFPOLIS.

Mediadora:

Dra. Luziele Tapajos, Pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC onde é docente aposentada/voluntária. Foi titular da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI/MDS entre 2009 a 2011 e Presidente do CNAS entre 2012 e 2014. Atua na área de assessoria e consultoria na área de políticas sociais, gestão da informação e vigilância socioassistencial. Doutora em Serviço Social e Pós Doutora pela PUCSP.

Facilitadoras:

Márcia Lopes, Assistente Social, Especialista na área da Criança e Adolescente pela PUC/SP, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP. Foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra Cursos de Pós-graduação Latu Sensu, nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais. Em 2010, foi nomeada como Ministra no Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Até 2011, ocupou a Esplanada dos Ministérios, administrando o terceiro maior ministério em recursos orçamentários do Governo Federal, Coordenou o Grupo de Trabalho do Fome Zero, por 5 anos, envolvendo 13 ministérios. Foi Secretária Municipal de Assistência Social (1993-1996).

Dra. Silvana Bentz de Oliveira, Psicóloga, psicoterapeuta, mestre e doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Exerceu o cargo de Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2019). Sócia-presidenta da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social (2020-2022). Terapeuta de casais e família. Docente universitária e em nível de pós-graduação. É servidora pública  psicóloga no CRAS do município de Osório. Co-autora do perfil @suasinterfaces

10h às 11h30 – Mesa-redonda: O controle social e as Conferências Municipais de Assistência Social 2023 como estratégia na reconstrução do SUAS!

Coordenadora: Cilene Bachmann Nogaretti, Assistente Social e Assessora em Políticas Públicas da AMVALI.

Facilitadoras: Dra. Fabiane Negri, Assistente Social, Doutora e Mestre em Serviço Social pela UFSC, Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Compôs a Equipe de Gestão da Assistência Social em Chapecó SC de 2002 a 2013, Assessora Técnica do CRESS/SC de 2013 a 2018, Coordenadora de Estágios DSS/UFSC de 2020 a 2022, atual Sub Coordenadora do Curso de Serviço Social do DSS/UFSC. Pesquisadora da política de assistência social, pensamento de Gramsci, fundamentos e exercício profissional do Serviço Social.

Solange Bueno, Ex-Presidente do CEAS/SC, atual Conselheira Nacional – CNAS, representando o Fórum Nacional do Usuários do SUAS-FNUSUAS, Foi Coordenadora Estadual do Fórum dos Usuários do SUAS – FEUSUAS/SC.

Norma Carvalho, Especialista em Gestão Pública, Presidente do CEAS/SC, Assessora do Lar Fabiano de Cristo em Itajaí, Ex-Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, atual Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

11h30h às 12h – Debate

12h às 13h30 – Intervalo para Almoço

13h às 13h30 – Cultural Piratuba 

13h30 às 15h30 – Mesa-redonda: Familismo e neofamilismo na Política de Assistência Social no Trabalho Social com Famílias

Coordenadora: Maristela Koche Rigueira, Assistente Social, Assessora em Políticas Públicas da AMFRI.

Dra. Solange Maria Teixeira,  professora Doutora da UFPI dos cursos de graduação em Serviço Social e pós-graduação em Políticas Públicas. Doutora em Políticas Públicas, bolsista de produtividade e membro do Comitê de assessamento do CNPq.

Dra. Rubia dos Santos Ronzoni. Doutora em Sociologia Política (UFSC), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais CES da Universidade de Coimbra (Portugal).  Atualmente é professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do NISFAPS, integra uma pesquisa sobre Bem estar Global coordenada pela Universidade de Taiwuan.

15h30 às 17h30 – Mesa-redonda: A interseccionalidade no SUAS: raça/etnia, gênero/sexualidade, pessoa com deficiência

Coordenadora: Evelise Maria Junkes, Assistente Social e Assessora em Políticas Públicas da AMUNESC.

Dra. Joana Maria Pedro, Doutora em História Social (USP-1992), professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado na França, na Université d’Avignon, entre 2001 e 2002 e, também, nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017. Foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019, hoje está aposentada e trabalhando com professora voluntária nos programas de Pós-Graduação em História e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É uma das pesquisadoras do IEG – Instituto de Estudos de Gênero – e do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História, pesquisadora 1-A do CNPq. Sua publicação mais  importante é: PINSKY, Carla Bassanezi e PEDRO, Joana Maria (organização). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

Mariana Franco Fuckner, discente de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora no núcleo ” Direitos Humanos, Pluralismo e Democracia”, no Programa de Pós Graduação em Serviço Social na UFSC. Colunista no Portal Catarinas, revista eletrônica sobre gênero e feminismos. Foi Conselheira Nacional de Saúde e Conselheira Nacional de Combate à Violência e a Tortura. Ativista dos Direitos das pessoas trans e travestis

Daiane Mantoanelli, Assistente Social (FURB), Pós-Graduada em Gestão Social pela Faculdade Bagozzi, Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade Pró Minas, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, Assistente Social no Município de Blumenau S/C e Instrutora no Programa Sesi Inclusão.

Paulo Suldóvski, Pedagogo, Consultor em Acessibilidade e Inclusão da FECAM e Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – CONEDE.

17h30 – Espaço para debate

18h – Momento de autografos

Livro “POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS”, organizado pela Dra. Solange Teixeira.

Livro “NO BRASIL A ORFANDADE É ÓRFÃ DE PROTEÇÃO INTEGRAL: REVELAÇÃO DA SINDEMIA DA COVID-19”, organizado pela Dra. Aldaiza Sposati.

Cultural Piratuba 

19h – Encerramento das Atividades

20h às 24h – Confraternização Cultural – por adesão 

26/05 – Sexta feira – 8h às 13h

8h30 às 12h – Mesa-redonda: Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS e reprogramação de saldos

Coordenadora: Nayara Brito, Assistente Social e Assessora em Políticas Públicas da AMVE.

Rosangela Ribeiro, Consultora em Assistência Social na Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Arimateia Oliveira, Mestrando em Avaliação de Política Pública (UFC), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (APRECE), Experiência na Gestão do SUAS como Secretário Municipal, Assessor do COEGEMAS/CE e Analista na área da Assistência Social na Associação dos Municípios do Ceará (APRECE).

12h – Espaço para esclarecimento de dúvidas

13h – Encerramento do Seminário

PROGRAMAÇÃO PARALELA – ANFITEATRO (Inscrições no Credenciamento)

REUNIÃO TÉCNICA  01 – Gestão Municipal de Assistência Social: como avançarmos na efetivação do SUAS!

Data: 25/05/2023

Horário: 8h30 às 12h

Público-alvo: Exclusivamente para Gestores(as) Municipais de Assistência Social e Deputados(as) Estaduais

Coordenadoras: Janice Merigo, Assessora em Políticas Públicas da FECAM e Rosangela Alexandrino, Assessora em Políticas Públicas da AMESC e Coordenadora do COAS.

Facilitadoras:

Dra. Aldaíza Sposati, professora titular sènior da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP onde  exerceu docência de Graduação, Pós- graduação, Pesquisadora e  exercício de  cargos de Diretor de Faculdade e de Vice -Reitor. Exerceu a Coordenação  do NEPSAS-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Assistência Social (1985-2021). É pesquisadora do CNPq, membro da  direção da Associação Rede  Brasileira de Renda básica-RBRB, militante da Coalizão  Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade.  Autora de diversos livros e artigos sobre a  temática da proteção social  com publicação nacional  e internacional. Professora de Pós -graduação em Portugal, Argentina e pesquisadora-coordenadora  em projetos Capes –Cofecub, Gestora pública municipal ocupando o cargo de Secretaria Municipal na cidade de São Paulo em: Administrações Regionais (1989/1990); Assistência Social (2002/2004). Vereadora da Cidade de São Paulo por 3 mandatos consecutivos (1993-2004).

Márcia Lopes, Assistente Social, Especialista na área da Criança e Adolescente pela PUC/SP, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP. Foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra Cursos de Pós-graduação Latu Sensu, nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais. Em 2010, foi nomeada como Ministra no Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Até 2011, ocupou a Esplanada dos Ministérios, administrando o terceiro maior ministério em recursos orçamentários do Governo Federal, Coordenou o Grupo de Trabalho do Fome Zero, por 5 anos, envolvendo 13 ministérios. Foi Secretária Municipal de Assistência Social (1993-1996).

Dra. Luziele Tapajos, Pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC onde é docente aposentada/voluntária. Foi titular da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI/MDS entre 2009 a 2011 e Presidente do CNAS entre 2012 e 2014. Atua na área de assessoria e consultoria na área de políticas sociais, gestão da informação e vigilância socioassistencial. Doutora em Serviço Social e Pós Doutora pela PUCSP

REUNIÃO TÉCNICA  02 – Contextos e Territórios: O SUAS sob o olhar da Vigilância Socioassistencial

Data: 25/05/2023

Horário: 13h30 às 15h30 

Público-alvo: Técnicos de Gestão e Responsáveis pela função de Vigilância Socioassistencial

Coordenadora: Denise Dolejal, Assistente Social e Assessora da AMAVI e Maria Luiza Milani, Assistente Social, Assessora em Políticas Públicas da AMPLANORTE.

Facilitadora: Dra. Luziele Tapajos, Pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC onde é docente aposentada/voluntária. Foi titular da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI/MDS entre 2009 a 2011 e Presidente do CNAS entre 2012 e 2014. Atua na área de assessoria e consultoria na área de políticas sociais, gestão da informação e vigilância socioassistencial. Doutora em Serviço Social e Pós Doutora pela PUCSP.

Data do evento

De 24/05/2023 a 26/05/2023

Local do evento Centro de Eventos de Piratuba

Período de inscrição

De 05/03/2023 a 23/05/2023

Número de vaga: 800

Valor de Inscrição

Associado EGEM | R$ 350,00

Não Associado EGEM | R$ 450,00.

Fonte: FECAM

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias