Turismo catarinense arrecada mais de R$ 242 milhões em 2023
Turismo catarinense arrecada mais de R$ 242 milhões em 2023/Foto: Maely Silva/Bom Dia SC

Treze Tílias 60 anos

No dia de 13 de outubro de 1933, a Colônia Austríaca Dreizehnlinden, foi fundada, nome é inspirado no poema “Die Dreizehnlinden”, de Wilhelm Weber

Treze Tílias foi fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entre-guerras. O então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trouxe o primeiro grupo de 82 famílias de imigrantes, que chegou à região em 13 de outubro de 1933.

A colônia recebeu o nome de ‘Dreizehnlinden’ (Treze Tílias), em homenagem ao poeta Wilhelm Weber, que enaltecia a árvore em suas obras — a tília é uma árvore de grande beleza, muito comum na Áustria e que se adaptou muito bem no município.

Após se estabelecerem no local, iniciaram o árduo trabalho de começar a construir e desenvolver a região. Além dessa primeira leva, entre os anos de 1933 e 1937, chegaram outros grupos de imigrantes, vindos principalmente dos estados austríacos de “Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich)”. Com o tempo, desenvolveram a agricultura, as primeiras fábricas e construíram casas. Somados a outros imigrantes, formaram a cidade que viria a se tornar Treze Tílias. A cidade, atualmente, é considerada o Tirol Brasileiro, mantendo vivas as tradições culturais de seus antepassados.

Vista Panorâmica de Treze Tílias-SC/Foto: Carlos Alves

Conhecida como “O Tirol Brasileiro” devido aos valores culturais e artísticos que foram trazidos pelos imigrantes austríacos e cultivados por seus descendentes. Com eles veio também a arte da escultura em madeira, que aqui se desenvolveu, formando um polo artístico no Brasil e exterior.

Distrito criado com a denominação de Treze Tílias, pela Lei Municipal n.º 1, de 24-05-1955, desmembrado dos distritos de Ibicaré, Água Doce e Herciliópolis, subordinado ao município de Joaçaba.

Em divisão territorial datadas de 1-VII-1960, o distrito de Treze Tílias figura no município Joaçaba.

Pela Lei Estadual n.º 815, de 30-03-1962, transfere o distrito de Treze Tílias do município de Joaçaba para o novo município de Ibicaré.

Elevado à categoria de município com a denominação de Treze Tílias, pela Lei Estadual n.º 882, de 29-04-1963, desmembrado de Ibicaré. Sede no antigo distrito de Ibicaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Para celebrar os 60 anos de emancipação político administrativa de Treze Tílias, a prefeitura programou para o próximo sábado, dia 29 de abril, data dos 60 anos da emancipação do município, das 14 às 19 horas, uma mateada festiva na Praça Ministro Andreas Thaler.

O evento será animado com Daniel Hack e os Gaúchos lá de fora. Daniel Hack é ex-integrante do Grupo Os Serranos. A mateada também contará com artistas locais.

Ao destacarmos um pouco da história política de Treze Tílias, homenageamos os muitos personagens que se envolveram na construção do que temos hoje.

Após a emancipação a vida política de Treze Tílias, teve início com o 1º prefeito e vice Ivo Nerci Harmann e João Belarmino Grando. No segundo mandato Hartmann teve como vice Avelino João Zanatto. Depois assumiu o executivo, Pedro Nelcídio kaffer tendo como vice Severino Karon. Seguidos de Antônio Altemburger e João Costante Piaia, Alfonso Dresche e Fermino de Ros, Rudi Olweiller e Antônio Carlos Altemburger, Antônio Carlos Altemburger e Mauro Desch. Afonso Dresch novamente com Oscar Augusto Weshenfelder. Rudi Olweiler em seu segundo mandato com Jaci Brandalise em 2 mandatos. Romeu Rabuski e Adilson Concatto, Mauro Dresch e Leonir Primo de Ros, em duas gestões e na 13ª gestão Rudi Olweiller em sua 4ª gestão com Adilson Concato.

Em cada gestão os prefeitos encontraram um cenário distinto. O 1º prefeito e vice iniciaram a implantação da estrutura municipal. Nas outras gestões os líderes do executivo, cada um a seu modo, aperfeiçoaram a máquina pública, com os recursos disponíveis e da melhor forma possível. Caba nesta data, um agradecimento a todos pelo desempenho.

Além deles, prefeitos e vices, deve-se destacar também os mais de 100 vereadores e vereadoras que atuam e atuaram nas 13 gestões do legislativo. Também as centenas de pessoas que atuaram como secretários e servidores municipais, professores e profissionais da educação, saúde, turismo, agricultura, esporte e serviços e outros.

Destacamos também as mulheres que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento da comunidade. Desde a 1ª miss turismo, Heloisa Elizabeta Boff, cujo grupo contribuiu para a implantação do hospital de Treze Tílias, todas as outras que destacaram a beleza e o valor feminino até a atual miss turismo Julia Kafman e todas as 1ª s damas.

É bem oportuno, na data dos 60 anos de emancipação político administrativa do município, redermos homenagens e valorizar, as muitas pessoas, que dedicaram seus talentos e energias pelo bem comum. Parabéns a todos e todas.

Texto: Nereu Lopes de Lima – Tropical FM, associado da ABRAJET SC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias