Acompanhando a ação que ocorreu em todo o País, a regional do Sebrae Meio-Oeste aderiu a mobilização nacional, pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em cinco de outubro. As ações foram realizadas no dia 3. Segundo Sueli Bernardi, os colaboradores saíram a campo e visitaram cerca de 60 pequenos negócios nos municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Capinzal, Ouro, Catanduvas, Videira, Caçador.
“Esta foi a primeira vez que os colaboradores do Sebrae saíram a campo visitando as empresas, ouvindo os pequenos empreendedores e saber deles quais os desafios e de que forma o Sebrae pode colaborar, esta foi, senão a maior ação do Sebrae voltada ao pequeno negócio, com certeza foi uma delas”. Esta foi a informação da gerente regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi. A equipe do Sebrae foi “literalmente” as ruas, ao encontro dos pequenos empreendedores.
Dia Nacional do Pequeno Negócio
No dia 5 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). Para marcar a data, o Sebrae promoveu, em diversos estados do país, uma mobilização de atendimentos aos empreendedores .A escolha desta data é uma homenagem a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999), que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.As micro e pequenas empresas afetam diretamente a economia nacional, pois, entre outras consequências, são fontes de criação de postos de trabalho. De acordo com informações do Senado Federal, as pequenas empresas são responsáveis pela geração de 52% dos empregos com carteira assinada em todo o País. Os empresários de micro e pequenas empresas representam aproximadamente 99% dos negócios ativos no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Joaçaba