Reunião dos Prefeitos determina novas medidas de enfrentamento ao Covid-19/Foto: Assessoria
Reunião dos Prefeitos determina novas medidas de enfrentamento ao Covid-19/Foto: Assessoria

Reunião entre prefeitos da Amarp define novas medidas ao Covid-19

Reunião virtual realizada no último dia 30 de Junho entre os prefeitos dos municípios integrantes da AMARP, estabeleceram novas medidas de enfrentamento ao Covid-19.

Considerando o Decreto de nº 630 de 1º de junho de 2020 que altera o decreto nº 562, de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território catarinense.

Considerando a Avaliação do Risco Potencial para COVID-19 que visa orientar a tomada de decisão de forma regionalizada e descentralizada para contenção da pandemia na Região da AMARP, já classificada como RISCO POTENCIAL GRAVE., conforme demonstra a matriz de Risco regional disponível em: http://www.coronavirus.sc.gov.br/gestáo-da-saude/.

Fica decidido:

– Quanto ao horário de atendimento do comércio:

Horário de funcionamento até as 19:00 horas de 2ª a 6ª feira. Aos Sábados, funcionamento poderá ser até as 19:00 horas, fechando aos domingos e feriados.

– Quanto ao funcionamento de galerias e centros comerciais:

Lojas de Departamentos e Supermercados: funcionamento até as 22 horas.

Lojas: funcionamento em horário comercial de segunda a sábado até as 19 horas, fechando aos domingos e feriados.

– Quanto aos serviços de alimentação:

Restaurantes – funcionamento de segunda a sexta-feira até as 22 horas, sendo que após esse horário será disponibilizado serviço delivery ou retirada no balcão. Nos sábados o atendimento será até as 24 horas.

Lanchonetes – funcionamento de segunda a sexta-feira até as 22 horas, sendo que após esse horário será disponibilizado serviço de delivery ou retirada no balcão. Nos sábados o atendimento será até as 24 horas.

Food Trucks/ambulantes (ex: cachorro quente) – funcionamento de segunda a sexta-feira até as 22 horas, sendo que após esse horário será disponibilizado serviço de delivery ou retirada no balcão. Nos sábados o atendimento será até as 24 horas.

Bares – funcionamento de segunda a segunda-feira até as 20 horas.

Lojas de Conveniências e similares – As aquisições de lanches, guloseimas e bebidas não poderão ser consumidas no local, poderá ser realizada a venda, mas não o consumo no local. O horário seguirá conforme a abertura e fechamento do Posto de Gasolina.

– Quanto a realização de eventos públicos e privados: Fica mantido a PROIBIÇÃO de funcionamento em qualquer modalidade, cinemas, teatros, casas noturnas, parques temáticos, bailes, shows e espetáculos que acarretam reuniões de público. O Decreto 630 do Governo do Estado de 1º de junho de 2020, permite abertura partir do dia 05 de julho de 2020, mas nos municípios da AMARP, a permissão está vinculada ao início das aulas.

Fica autorizado carreatas de veículos sem sair dos mesmos, sem a realização de festas na comunidade, como por exemplo a benção para o dia dos motoristas alusivo a São Cristóvão.

– Quanto a eventos esportivos: Fica mantido a PROIBIÇÃO. O Decreto 630 do Governo do Estado de 1º de junho de 2020, permite abertura a partir do dia 05 de julho de 2020, mas nos municípios da AMARP, a permissão está vinculada ao início das aulas do calendário do ensino fundamental.

– Quanto as aulas especiais de ensino superior: O Decreto 630 do Governo do Estado de 1º de junho de 2020, permite a partir de 08 de junho de 2020, aulas presenciais de estágios obrigatórios e as atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores, a partir de 08 de junho de 2020. Os municípios da AMARP, não farão o transporte escolar desses acadêmicos.

– Quanto as aulas de ensino superior: Considerando o aumento no número de casos na região, também em jovens a Amarp não autorizará o retorno as aulas presenciais em nível superior e técnico, como forma de preservar a saúde e vida dos estudantes. A aula nessa modalidade presencial, mesmo que com limitações, deverá reiniciar apenas com o retorno das aulas do ensino médio e fundamental que poderá ocorrer a partir de 02 de agosto de 2020. (Ressalvado a questão epidemiológica da região).

– Quanto as aulas normais: O Decreto 630 do Governo do Estado de 1º de junho de 2020, estabelece como início das aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos, a partir de 02 de agosto de 2020. Os municípios da AMARP obedecerão ao calendário da Secretaria de Estado da Educação.

– Quanto a execução de música ao vivo em qualquer local: Fica mantido a PROIBIÇÃO de funcionamento em qualquer modalidade.

– Quanto aos espaços de parques, praças, clubes sociais e afins: Fica autorizado o uso de parques e praças para atividade esportivas, caminhadas, corrida e afins, conforme os protocolos sanitários de cada município, sempre com o uso de máscara e distanciamento social. Cada clube social e afins, ficará responsável por normas e ações de prevenção em suas entidades, bem como protocolos sanitários.

Fonte: ASCOM – Pinheiro Preto

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias