Projeto da futura ferrovia Chapecó-Correia Pinto avança
Projeto da futura ferrovia Chapecó-Correia Pinto avança/Foto: Evandro Novak/Bom Dia SC

Projeto da futura ferrovia Chapecó-Correia Pinto avança

Com o objetivo de identificar os diversos pontos possíveis de carga e descarga ao longo do trajeto da futura ferrovia Chapecó-Correia Pinto (SC), o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Coordenador do Movimento pró-Ferrovias, Lenoir Broch, se reuniu com o professor e consultor da Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Silvio dos Santos. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (9) em Chapecó.

Durante a visita foi dialogado sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o anteprojeto em andamento, que é financiado pelo governo do estado. Em dezembro passado, foram concluídos o levantamento aerofotogramétrico, estudo ambiental, geológico e hidrológico. O trecho Correia Pinto até Chapecó terá 319 quilômetros.

Lenoir Broch aponta que já há interesse privado na realização da obra
Lenoir Broch aponta que já há interesse privado na realização da obra

“A expectativa é que até novembro de 2024 o estudo fique pronto para ser destinado ao mercado. Já existem possíveis interessados na execução da obra, inclusive nos estados do sul, há investidores com capacidade para atender a demanda”, apontou Broch. Ainda destacou que para a região Oeste este projeto será fundamental, pois além de levar as cargas aos portos catarinenses, abre a oportunidade para todos os tipos de cargas alcançarem os portos e o Brasil via modal ferroviário.

A região Oeste de Santa Catarina, que abriga algumas das principais empresas de agronegócios e cooperativas agropecuárias de processamento animal do Brasil, tem sua competitividade prejudicada pela falta de infraestrutura, principalmente nos setores da suinocultura e da avicultura. “A visita nos deixou felizes, entusiasmados com mais este projeto e o professor Silvio é defensor do uso da ferrovia como modal de transportes. A enorme bagagem, experiência e argumentos nos fazem perceber ainda mais que estamos no caminho certo”, salientou o coordenador.

A SPAF está elaborando minuta de lei ferroviária para o Estado de Santa Catarina com a colaboração da ANTT, e também, a documentação necessária para solicitar a autorização ferroviária à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), nos termos da Resolução ANTT n° 5.987 para os segmentos com projetos em andamento.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias