Presidente da Famiglia Bellunese di Iomerê e da Região Turística Vale dos Imigrantes, Yuri Piccoli Hentz, esteve em Curitiba, para reuniões no Consulado Geral da Itália
Presidente da Famiglia Bellunese di Iomerê e da Região Turística Vale dos Imigrantes, Yuri Piccoli Hentz, esteve em Curitiba, para reuniões no Consulado Geral da Itália

Presidente da IGR Vale dos Imigrantes busca aproximação com o Consulado Italiano

Na última quinta-feira (22), o Presidente da Famiglia Bellunese di Iomerê e da Região Turística Vale dos Imigrantes, Yuri Piccoli Hentz, e o ex-prefeito de Arroio Trinta, Claudio Spricigo, estiveram em Curitiba, para reuniões no Consulado Geral da Itália, buscando maior aproximação entre o consulado e a região, onde a presença de descendentes italianos e sua cultura é extremamente forte ainda nos dias atuais.

O primeiro encontro do dia foi com o presidente do Comitato degli Italiani all’Estero, Luis Mollossi e o Consul Geral da Itália- Salvatore di Venezia. Na ocasião, foi oficializado o convite ao Consul e ao presidente do Comitato para comporem a missão oficial de firmação do Gemellaggio entre os municípios de Iomerê no Brasil e Lamon, na Itália.


A viagem está prevista para acontecer no mês de dezembro deste ano e deverá contar com a participação de autoridades municipais, estaduais e agora com a importante participação do Consul, que já manifestou sua intenção em participar do ato.

Gemellagio, é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que possuem, em suas histórias ou origens, pontos comuns que se identificam. Esse tratado visa facilitar o intercâmbio, acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação mútua. Em português significa Cidades-Irmãs.

Ainda na pauta da reunião, foram tratadas questões quanto a manutenção da cultura italiana na região e formas de fazer o consulado mais presente na comunidade italiana regional, que tem sido a bandeira dos trabalhos de Salvatore frente ao Consulado.

O dia foi finalizado em uma segunda reunião com Luis Molossi, onde foi tratada a questão da representatividade regional no Comitato degli Italiani all’Estero. “As duas reuniões foram de extrema importância e marcam a proximidade entre a comunidade e o consulado. A receptividade do Consul mostra que há uma verdadeira preocupação com a preservação da cultura italiana local e que o consulado está atento e sensível a isto” destacou Yuri.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias