o Prix Saúde que é um aplicativo gratuito que monitora diariamente a saúde do cidadão/Foto: Prix Tech
o Prix Saúde que é um aplicativo gratuito que monitora diariamente a saúde do cidadão/Foto: Prix Tech

Prefeitura de Luzerna inova na área de saúde durante pandemia de COVID-19

Pensando no atual momento de pandemia, em que alguns cidadão estão mais reclusos e priorizam algumas atividades em detrimento de outras, a Secretaria de Saúde de Luzerna lança o Prix Saúde que é um aplicativo gratuito que monitora diariamente a saúde do cidadão, a partir da resposta de um curto questionário, e melhora a comunicação dos cidadãos com a equipe de saúde do município.

Com o aplicativo o cidadão pode comunicar instantaneamente a sua situação de saúde para as equipes de saúde. Se está com febre, tosse, coriza, fadiga, dificuldade para respirar, dor de cabeça, diarreia, vômito, dor muscular, não sente cheiro ou gosto, irritação ou dor na garganta, tonturas, dor na lombar.

O aplicativo é um complemento do sistema de gestão e inteligência na área da saúde, focado na atenção básica chamado prixNeuron que já é utilizado pela prefeitura. Baseado em métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o prixNeuron reúne grupos de risco e imunização, analisando e interpretando, por meio de inteligência artificial, informações estratégicas para a melhor abordagem e atendimento a estes grupos.

Com a pandemia do novo Coronavírus muitos processos foram alterados e em se tratando da atenção básica à saúde alguns processos também foram reestruturados. “O aplicativo Prix Saúde tem o objetivo de aproximar o cidadão da unidade de saúde. Nós ganhamos em velocidade e em eficiência no atendimento. O aplicativo não é somente para os sintomas da COVID-19, ele também filtra aqueles sintomas que muitas vezes o indivíduo já tem devido as suas comorbidades, esses sintomas vão se agravando dia a dia e por medo,  muitas vezes receio de ir até unidade de saúde por conta do Coronavírus, o cidadão não busca atendimento e como resultado a doença se agrava. Com o aplicativo nós vamos poder monitorar em tempo real e estar chamando o cidadão no momento certo para poder ter um tratamento sempre melhor”, Moisés Diersmann, prefeito de Luzerna.

Com essas informações a Secretaria da Saúde do município possui informações
estratégicas, em tempo real/Foto: Prix Tech

Para baixar o aplicativo o cidadão deve acessar a PlayStore do seu celular e buscar por Prix Saúde – Cidadão. Para o cadastro é necessário fornecer o número da Carteira Nacional de Saúde – CNS e cidade onde reside, ou então compartilhar a localização. Após a instalação da ferramenta app o mais importante é alimentar o aplicativo diariamente com informações sobre a saúde. O aplicativo monitora não apenas sintomas de COVID-19, mas também outros problemas comuns como hipertensão, dores e tonturas.

Com essas informações a Secretaria da Saúde do município possui informações estratégicas, em tempo real, o que facilita a tomada de decisão assertivas para ações na atenção da saúde básica de cada munícipe.

“Há algum tempo já utilizamos o programa PrixNeuron. Um programa que nos auxilia a monitorar casos de diarreia, vômito, vacinação, por exemplo, e pela geolocalização conseguimos perceber tudo que está acontecendo dentro do município em tempo real.  Neste ano de pandemia um programa mais específico para monitoramento da saúde individual foi disponibilizado ao cidadão, que é o Prix Saúde. Todos os dias o cidadão responde como se sente: se está bem ou não. O programa auxilia no monitoramento da saúde individual e conhecendo na base, já no início dos sintomas do paciente contamos com o apoio das médicas e das agentes de saúde nesse monitoramento e na tomada de ações para o atendimento. O Prix Saúde é um programa que de fato vem auxiliar e melhorar muitos aspectos dentro da saúde do município, principalmente no período de pandemia”, enfatiza Gabriela Mazzarino, secretária de saúde de Luzerna.

A equipe da Secretaria de Saúde compila todas as informações fornecidas diariamente pelo cidadão, em caso de suspeita de COVID-19, as médicas das unidades básicas de farão contato com o paciente para a tomada de ações efetivas. No caso de outros sinais e sintomas as agentes de saúde é que darão o feedback para o cidadão.

“O cidadão pode esperar do Prix Saúde privacidade e segurança aos seus dados. O aplicativo é gratuito e focado no bem estar e conscientização da população. Devemos enfatizar ainda que ele faz parte de um todo maior, já que conectado ao sistema de gestão na saúde prixNeuron pode fornecer informações individualizadas e de qualidade sobre a saúde de cada cidadão. Possibilitando assim que as equipes de saúde trabalhem além da atenção básica, ações de saúde preditiva. Devemos levar em conta ainda a possibilidade da aproximação entre os profissionais e os pacientes sem o contato físico ou deslocamento até a unidade de saúde, neste momento delicado de pandemia”, destaca Felippe Petry, CEO da PrixTech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica Luzerna e responsável pelo desenvolvimento do sistema prixNeuron e do aplicativo Prix Saúde.

O Prix Saúde vem para revolucionar e atualizar o atendimento de saúde a nível de atenção básica.  O aplicativo tem o objetivo de aproximar a saúde e o cidadão viabilizando que, em caso de necessidade, a agente de saúde ou as médicas deem um rápido retorno permitindo ao cidadão preservar seu bem-estar e melhore sua comunicação com as secretarias de saúde.

Texto: Tânia Patzlaff

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias