Em parceria com o Sest Senat de Videira, a cooperativa orientou os profissionais de todos os setores, especialmente do Transporte
Antes de finalizar o mês de prevenção de acidentes no trânsito, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), realizou na última segunda-feira, dia 27, integração junto aos colaboradores, referente ao Maio Amarelo – movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. O tema de 2024 é “Paz no Trânsito”.
No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo foram constituídas em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
Através da parceria com o Sest Senat – Unidade de Videira (SC), os colaboradores da Coocam tiveram oportunidade de receber orientações para melhorar os critérios com os deveres para um trânsito mais seguro a todos, evidenciando a importância do tema. Foram realizados testes os quais simulam embriagues, sono e até mesmo direção ofensiva sob efeitos de drogas ilícitas.
De acordo com o instrutor, Rogério Kunz, os números de acidentes fatais voltaram a crescer nos últimos dois anos. Em média a cada 15 minutos morre um brasileiro no trânsito. “Entre os anos de 2018/2019, a gente conseguiu diminuir em torno de 15%, em termos de morte no trânsito e nos últimos anos aumentou esses índices porque falta educação e respeito às leis. Se não instruirmos os brasileiros, infelizmente vamos continuar convivendo com esses tristes números”, lamenta o instrutor.
Rogério Kunz, reforçou aos colaboradores da Coocam, sobre a importância da mudança de comportamentos errôneos quando estão na direção de um veículo. “Juntos podemos ter mais segurança no trânsito”.
Sobre o Maio Amarelo
Maio foi escolhido como o mês de conscientização no trânsito porque, no dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por esse motivo, o mês se tornou referência mundial com ações em diversos países.
Já a cor amarela foi escolhida por ser uma cor de atenção e destaque, simbolizando também, as sinalizações de advertência, atenção e cuidado no trânsito.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coocam