O jardim do Fórum, florido de amarelo, chama atenção para a causa
Repleto de flores amarelas, o jardim do Fórum da comarca de Lebon Régis, no Meio-Oeste catarinense, chama a atenção para uma causa nobre: o esforço para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A unidade judiciária é parceira na campanha Maio Amarelo, desenvolvida no município pela Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, e neste mês recebeu ação realizada pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Os artesanatos foram confeccionados por crianças e adolescentes que participam do programa executado pelo CRAS/Secretaria de Assistência Social. Eles floriram os principais canteiros, jardins e praças da cidade com o intuito de chamar a atenção para o tema. “A ação realizada no fórum não só conscientiza os alunos, mas também dá visibilidade à causa da proteção da infância para toda a comunidade de Lebon Régis. O Poder Judiciário se orgulha de ter sido escolhido para participar dessa campanha”, destaca a juíza Isabela Alcalde Torres.
Assistente social do município, Rosane Guesser explica que o assunto foi abordado com os participantes em palestra e que a campanha ocorre na cidade todos os anos no mês de maio. “Como o trabalho é realizado pela rede de proteção, a Ação Social do Contestado, uma organização da sociedade civil, faz palestras nas escolas estaduais, e o Conselho Tutelar realiza palestras nas escolas municipais”, conta.
A programação segue até o dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 14 haverá uma caminhada pelo centro da cidade. Já no dia 15 de maio ocorre um pedágio na Polícia Rodoviária Estadual. Para o dia 17 está prevista uma ação de entrega de material informativo disponibilizado pelo Poder Judiciário. A empresa Vip Net também abraçou a causa – ofereceu auxílio com material impresso e participará da caminhada e do pedágio.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza oficinas reflexivas, socioculturais e esportivas com atividades diversas como palestras, cantinho da leitura, contação de histórias, cinema educativo, brincadeiras e jogos livres.
Fonte: NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste