Objetivo da Fetrancesc e SEST SENAT é minimizar riscos de contágio e impedir eventual lockdown no Estado
Até segunda (31) o SEST SENAT, unidade de Chapecó promove, em etapas distintas, o curso “Covid-19 – Protocolo de Segurança para o Transporte de Cargas e Passageiros”. A iniciativa conscientiza para os riscos da doença e respectiva importância da prevenção. O curso é parte de campanha conjunta da Fetrancesc – Federação das Empresas do Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina e do próprio SEST SENAT. As ações têm integral apoio do Sitran Chapecó – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística.
Com a campanha os promotores buscam o achatamento da curva de contágio e querem evitar mortes pela Covid-19. Lembram que o Estado vive um dos momentos mais críticos e pedem apoio para que #fiqueemcasasenaoestivertrabalhando. A sensibilização é correta forma de combater a pandemia, atitude que pode evitar decretação de fechamento total das atividades. O extremo lockdown elevaria assustadoramente as dificuldades em curso, causando mais problemas aos transportadores e à economia.
Através do curso o SEST SENAT orienta sobre a utilização de boas e adequadas práticas de segurança sanitária para que as pessoas fiquem afastadas da doença. Os temas elencados tratam sobre as formas de transmissão do vírus, como se proteger da Covid-19, cuidados básicos sobre a higiene pessoal e convívio social. Também foca as exatas práticas no atendimento aos clientes, cumprimento de regras e protocolos sanitários, exercício da empatia no atendimento à clientela e como administrar conflitos com o cliente diante da pandemia.
Inscrição – O cadastro dos trabalhadores de empresas de transporte (participação gratuita) e de empresas de passageiros pode ser feito pelo link https://ead.sestsenat.org.br, clicando em “inscreva-se”. O aluno deve ter um endereço de e-mail pessoal ativo. Todas as informações necessárias podem ser obtidas também pelo telefone (49) 3319.6111. O curso com quatro horas aula de duração é ministrado na modalidade online, por vídeo conferência com os alunos utilizando dispositivos digitais como celular, tablete ou computador.
A diretora do Sest Senat, Geila Beck, disse ser “muito importante” que o máximo de funcionários e dependentes participem. Trata-se de uma medida de contingência para minimizar o risco de contágio e não adoção de medidas drásticas que impactariam muito na questão econômica do setor de transportes.
Aulas a trabalhador do transporte coletivo “Proteja seus passageiros” iniciaram nesta terça, e ocorrerão até final do mês de agosto. O tema “Protocolo seguro para transporte de cargas” será ministrado em várias etapas. Nesta semana acontecerão nesta quarta-feira (19) das 13h30min às 16h50min, quinta (20) das 19h às 22h20min e, finalizando, sábado (22) das 8h às 11h20min.
Procedimentos – Para evitar o alastramento da doença e baixar a curva de contaminação, a Federação e Sest Senat sugerem redobrar os cuidados preventivos, evitar aglomerações no ambiente de trabalho e fora dele, realizar compras no comércio local atribuindo a responsabilidade a apenas um membro da família. Ainda, dar preferência a pedidos via delivery, sair de casa somente se precisar trabalhar ou comprar itens de primeira necessidade e, diante da possibilidade, optar pelo home office.
Fonte : Assessoria de Imprensa SITRAN