Pesquisa avaliou 674 municípios brasileiros de médio porte, 30 deles em Santa Catarina
Um relatório, divulgado pelo Instituto de Longevidade, aponta Concórdia como a 5ª melhor cidade de médio porte do Brasil para ter uma vida longa e saudável para a população acima dos 60 anos. O município deu um grande salto da edição 2020 quando ficou em 22º entre as cidades pequenas. Agora classificada como cidade média, chega à 5ª posição.
Na dimensão Saúde, mostrou ótimo desempenho com baixo número de idosos falecidos por doenças do aparelho circulatório e bom desempenho em serviços oferecidos:
● 39º maior número de profissionais com nível superior;
● 48º maior número de estabelecimentos de saúde;
● 53º maior número de procedimentos hospitalares executados.
A cidade conquistou resultado positivo também na dimensão Economia, no quesito vulnerabilidade social de idosos, com a 37ª melhor posição. De acordo com o Censo 2022, em Concórdia, população acima de 60 anos é de 14.360 pessoas, sendo 6.486
homens e 7.874 mulheres.
Rogério Luciano Pacheco, prefeito de Concórdia, destaca que esse resultado é realidade graças ao esforço da gestão pública, que oferece espaços para convivência e lazer, além de uma boa rede de assistência social e à saúde. “É assim que investimos para fazer da nossa cidade uma referência em qualidade de vida e bem-estar para os idosos e para as pessoas de todas as idades”, comenta o prefeito.
Como Concórdia se destaca no IDL?
A administração municipal de Concórdia, com o trabalho das Secretarias de Assistência Social e de Saúde e do Conselho do Idoso, desenvolve uma série de ações para atender aos idosos, proporcionando um envelhecimento saudável.
Convivência e lazer
Pensando em oferecer momentos de interação e sociabilidade, a secretaria de Assistência Social coordena as atividades de 64 grupos de convivência, que reúnem-se semanalmente ou quinzenalmente. São 3.111 idosos atendidos.
Conforme prevê a Lei N° 5.547/2021, a prefeitura de Concórdia direciona recursos para viabilizar a realização das atividades, provendo, por exemplo, alimentação para os encontros dos grupos de idosos.
Além disso, o Fundo Municipal do Idoso, em parceria com a Diretoria de Esportes, financia o desenvolvimento de atividades e dinâmicas nos grupos.
Anualmente, a prefeitura de Concórdia promove um grande encontro de integração entre todos os grupos do município. No calendário municipal, esse é um momento festivo, realizado no Centro de Eventos, sendo que a Secretaria de Assistência Social subsidia a alimentação, transporte e música.
Igualmente importante, os Jogos Regionais da Terceira Idade também integram o calendário de atividades para idosos, sendo coordenados pela AMAUC.
Conscientização e fortalecimento de vínculos
Além das atividades já citadas, o Conselho Municipal do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social, trabalha também com foco voltado para a conscientização.
O projeto “Idoso Mestre da Vida” é desenvolvido nas escolas do município, para as turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo é fortalecer os vínculos intergeracionais, mostrando para as crianças o valor dos idosos na história delas e da sociedade.
Seguindo a mesma proposta de conscientização, o Consegue Municipal do Idoso também realiza anualmente a campanha de prevenção a quedas e a violência contra pessoas idosas.
Saúde e bem-estar
Como funciona o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL)?
O IDL é calculado a partir da média de 23 indicadores, distribuídos em três dimensões, divulgados por instituições academicamente reconhecidas (IBGE, DATASUS, INSS, STN, TSE, INEP e Anatel).
As áreas são: Economia, com peso de 35% na composição final do índice; Socioambiental (30%); e Saúde (35%). O IDL rankeia os municípios brasileiros, seguindo as condições de longevidade da população de 60 anos ou mais de idade.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Concórdia