Comitê Peixe realiza capacitação sobre Planos de Recursos Hídricos
Comitê Peixe realiza capacitação sobre Planos de Recursos Hídricos

Comitê Peixe realiza capacitação sobre Planos de Recursos Hídricos no dia 01 de outubro

O Comitê Peixe realizará dia 01 de outubro, o curso “Plano de Recursos Hídricos: da Elaboração à Implementação”, das 13h30 às 17h30. O evento acontecerá de forma on-line e será uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos representantes das organizações-membro do Comitê Peixe sobre o seu papel durante a elaboração de um plano de recursos hídricos.

A capacitação será dividida em 4 módulos principais. Inicialmente, o engenheiro sanitarista e ambiental, Rafael Leão, abordará o tema “Introdução ao Tema Plano de Recursos Hídricos”, com foco nos aspectos relacionados à legislação de recursos hídricos, ao panorama dos PRH no cenário nacional e estadual, as etapas de um plano e os responsáveis pela sua elaboração e implementação, e a relação com os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Comitê Peixe realiza capacitação sobre Planos de Recursos Hídricos
Comitê Peixe realiza capacitação sobre Planos de Recursos Hídricos

A engenheira agrônoma, Cintia Hoffer da Rocha, comentará sobre a temática “Instrumentos de Gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos, aprofundando-se na Cobrança pelo uso de recursos hídricos; o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água; e o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos. Ainda, a engenheira irá abordar a interligação dos instrumentos com os PRH.

Já a engenheira sanitarista e ambiental, Lais Bruna Verona, falará sobre a atuação do CBH frente ao Plano de Recursos Hídricos. Nesse sentido, Laís irá tratar sobre o papel do CBH na elaboração do PRH, os desafios da sua implementação e a importância da participação social.

Ainda durante o curso, o engenheiro sanitarista e ambiental, André Leão e o engenheiro agrônomo, Donato João Noemberg (representante da EPAGRI), discorrerão sobre o case de elaboração, aprovação e implementação do PRH da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro. Na oportunidade, será apresentada a perspectiva da participação do Comitê de Bacia no ato de elaboração e os desafios para implementação dos planos de ação.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/48v7TBwHw2NqdUH57. O curso contará ainda com 2 horas assíncronas, com conteúdo teórico e avaliação. Os participantes aprovados na avaliação terão direito à declaração com carga horária de 6 horas. 

A organização e execução do curso é de responsabilidade da Entidade Executiva Universidade do Contestado (UnC), por meio do projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Uruguai/Oeste, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com anuência da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE).

Os Planos de Recursos Hídricos

Os Planos de Recursos Hídricos (PRHs) definem a agenda dos recursos hídricos de uma região e orientam a implementação dos demais instrumentos estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei n° 9.433/1997), a chamada Lei das Águas. Além disso, fornecem dados atualizados que contribuem para o enriquecimento das bases de dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e de todo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

A partir de uma visão integrada dos diferentes usos da água, os planos são elaborados em três níveis: nacional, estadual e de bacia hidrográfica. Contam com o envolvimento de órgãos governamentais, da sociedade civil, dos usuários e de diversas instituições que participam do gerenciamento dos recursos hídricos.

Panorama da Bacia do Rio do Peixe

A Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe é a única do Estado de Santa Catarina que ainda não possui plano de recursos hídricos elaborado. Diante disso, e levando em consideração a importância desse instrumento para a gestão das águas, o Comitê Peixe vem trabalhando ativamente nos últimos meses, com vistas a viabilizar a realização do plano pelo governo do Estado. A perspectiva é que o edital para contratação de empresa para realizar o estudo sobre a bacia seja lançado até o final do respectivo ano.

Nesse cenário, a realização do curso sobre “Planos de Recursos Hídricos” se torna estratégica e fundamental para que no momento da elaboração do Plano da Bacia do Rio do Peixe, o Comitê, por meio dos seus representantes, esteja devidamente capacitado e apto para tomar as decisões relacionadas às metas e às ações para a gestão das águas no território. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto de Fortalecimento dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Uruguai/Oeste – Entidade Executiva UNC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias