O Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro recebeu o Prêmio de Prefeito Inovador/Foto: Assessoria de Imprensa
O Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro recebeu o Prêmio de Prefeito Inovador/Foto: Assessoria de Imprensa

Agiliza Campos Novos é destaque no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

A Central de Atendimento ao Cidadão é inédita no Estado

O Projeto Agiliza foi apresentado no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e outros municípios já demonstraram interesse em conhecer o seu funcionamento. Aproximadamente 100 municípios do Estado de Santa Catarina participaram do evento realizado em Criciúma, nas últimas quinta e sexta-feira (21 e 22 de março). O congresso tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas implantadas pelos municípios, visando otimizar os mais diversos setores da Administração Pública, bem como expor as boas práticas apresentadas, a fim de que outras cidades possam implementar.

O Meio Oeste Catarinense foi representado pelo Projeto “Agiliza”, desenvolvido pelo Município de Campos Novos, em funcionamento desde o mês de fevereiro de 2019. Na ocasião, o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro recebeu o Prêmio de Prefeito Inovador, por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, sendo reconhecido no cenário estadual.

De acordo com Prefeito Zancanaro, o convite para participar do evento veio da empresa Betha Sistemas, uma das patrocinadoras do Congresso e também parceira de Campos Novos, pois oferece a solução técnica de protocolos para o desenvolvimento e funcionamento do Agiliza. “Para nós, apresentar o Projeto para todo o Estado é motivo de grande satisfação, resultado de um trabalho de equipe, pois há mais de um ano estávamos trabalhando para a implantação do Agiliza. Estamos felizes por este momento, pois fomos reconhecidos junto com outros prefeitos que apresentam a inovação para melhoria ao atendimento e comunicação com a comunidade”, ressaltou Zancanaro.

O Prefeito dedicou a premiação a todos os parceiros, bem como à comunidade camponovense. “Temos a certeza que estamos no caminho certo, graças ao engajamento de todos os parceiros: Faepsul, Senac, Renapsi, Iphac, dentre outros, além dos nossos servidores envolvidos no Agiliza, em nome do Secretário de Planejamento e de Administração, mas principalmente a confiança que a comunidade tem na nossa gestão, pois acreditou que este projeto daria certo”, enfatizou o gestor.

Agiliza Campos Novos

O Agiliza Campos Novos foi inaugurado no dia 8 de fevereiro de 2019. A Central de Atendimentos tem como objetivo valorizar o cidadão, bem como facilitar a vida de cada camponovense na abertura das suas solicitações. O Projeto foi idealizado pela Secretaria de Planejamento e Coordenação para promover melhor comodidade ao público, uma vez que une órgãos públicos municipais e das esferas estadual e federal em um só lugar, integrando assim Administração Pública e comunidade, com aproximadamente 400 serviços.

Neste formato em que foi executada e apresentada à população, a Central de Atendimento ao Cidadão é inédita no Estado. Inclusive o Governo do Estado já avaliou como positiva a iniciativa, uma vez que o Agiliza se identifica com o perfil da Gestão Estadual.

A “cereja do bolo”, como enfatizou Prefeito Zancanaro, está na oportunidade concedida para 40 jovens camponovenses com idades entre 16 e 22 anos. “Foram quase 400 inscritos para uma prova seletiva realizada pelo Senac. Desses, 40 passaram e agora recebem Curso Técnico em Administração e tem a oportunidade de trabalharem no Agiliza. Um dos pré-requisitos era que não tivessem a carteira assinada, pois queríamos proporcionar essa experiência a eles. Esta maneira de estágio é inédita no estado, pois além de qualificá-los, agora estão inseridos no Mercado de Trabalho por meio do Programa ‘Agiliza Jovem- Meu Primeiro Emprego”, explicou.

O Agiliza conta com aproximadamente 70 servidores que foram treinados e estão qualificados, dos quais 40 são os jovens estagiários. O grupo é conduzido pela Diretora Ana Paula Borges Visoná, pela Gestora de Pessoas, Letícia Caiper, Gestora de Qualidade, Luana Debastiani e Gestoras de Trâmites, Vanessa Torres e Fernanda Di Domenico, além dos Supervisores de Atendimento, Solange Nohato, Anderson Petrikoski e Glauciane Pinto.

Parceiros do Agiliza Campos Novos

Além de atendimento das Secretarias Municipais, o Agiliza conta com postos de atendimento de diversos serviços públicos, como: SAMAE, SINE, PROCON, Polícia Militar e Polícia Civil, INSS, Corpo de Bombeiros, Junta Militar, CIDASC, Bloco de Produtor, INCRA, NAF Receita Federal, Caixa Econômica Federal com correspondente bancário, o que possibilitará inclusive o pagamento imediato de taxas e boletos emitidos para prestação dos serviços solicitados na Central. Além disso, em breve contará com o autoatendimento da CELESC. Conforme explicou o Prefeito, os serviços poderão ser ampliados de acordo com a demanda e necessidade, bem como a agregação de outros órgãos.

Atendimentos no Agiliza Campos Novos

O horário de atendimento ao cidadão é das 8h às 18h sem fechar ao meio dia. Conforme os relatórios emitidos, do dia 11 de fevereiro à 14 março, já foram realizados 10.491 atendimentos, uma média de 437 ao dia.

Fonte: ASCOM – Campos Novos

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