Os vereadores foram unanimes em enaltecer o trabalho da RFCC/Foto: Assessoria de Imprensa
Os vereadores foram unanimes em enaltecer o trabalho da RFCC/Foto: Assessoria de Imprensa

Integrantes da Rede Feminina de Joaçaba recebem Moção de Aplauso

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, atende pacientes de Joaçaba, Herval d?Oeste, Luzerna e outros municípios vizinhos

Era final de 2017 quando a joaçabenses Aurelinda Surdi, 54 anos, descobriu um câncer no ovário. Após uma cirurgia e sessões de quimioterapia ela foi incentivada pela filha a buscar apoio junto a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), local que vem frequentando a quase dois anos. Na Rede, Aurelinda fez amizades, pratica Yoga e Reiki e recebe apoio psicológico. Ela terá que passar por mais uma cirurgia em breve e relata que a filha, a família, amigos e a Rede fazem toda a diferença para que encontre forças para continuar o tratamento. É um trabalho maravilhoso o que fazem aqui”, diz ela.

Como forma de reconhecer o trabalho voluntário e a dedicação das mulheres que constroem a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba, a Câmara de Vereadores entregou uma Moção de Aplauso as integrantes da entidade em sessão de segunda-feira, 7 de outubro. A proposição em prestar a homenagem foi do vereador Luiz Vastres e aprovada por todos os demais vereadores.

“Por maior que pudesse ser a homenagem, não seria suficiente para reconhecer a importância do trabalho social que as senhoras prestam à comunidade”, disse Vastres. A atual presidente da Rede, Nair Thrum Motta é voluntaria da entidade há 8 anos. Segundo ela, a rede viabiliza a realização de aproximadamente 800 exames clínicos das mamas e citopatológicos por ano.

Os vereadores foram unanimes em enaltecer o trabalho da RFCC e a presidente Disnéia De Marco lembrou da importância do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.  

 A RFCC

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atende pacientes de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna e outros municípios vizinhos, oferece consultas de enfermagem com exame clínico das mamas e coleta de material para exame citopatológico, além de encaminhamentos para mamografia e ultrassom.

A RFCC também viabiliza o empréstimo de perucas, doação de lenços, fraldas geriátricas e sutiãs adaptados para as mulheres que passaram por mastectomia, além de atendimento psicológico, aulas de Yoga e sessões de Reiki, acupuntura e auriculoterapia. Já os atendimentos fisioterápicos são disponibilizados em parceria com o AMU.

A entidade ainda conta com um brechó e uma oficina de artesanato, onde são feitos trabalhos em crochê, pet colagem, bordados e pinturas. As peças são comercializadas e o lucro é revertido para a continuidade das atividades. Outra iniciativa são as palestras de conscientização nas empresas, escolas, centros comunitários e grupos de idosos, com a distribuição de panfletos que orientam para a prevenção.

O mês de outubro concentra o maior número de ações, devido ao Outubro Rosa, mas a Rede Feminina realiza seu trabalho de janeiro a dezembro. A RFCC de Joaçaba atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Rua Roberto Trompowsky, nº 224. Para as consultas de enfermagem, o atendimento é das 15h às 19h. O telefone para contato é o (49) 3521- 2522.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias