Ivan Naatz(PL) - Deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC/Foto: Fábio Queiroz
Ivan Naatz(PL) - Deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC/Foto: Fábio Queiroz

Deputado Ivan Naatz quer apoio da bancada federal para revisar concessão do Aeroporto de Navegantes

O deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ivan Naatz (PL), manifestou em plenário a preocupação das lideranças políticas e econômicas da região da Foz do Rio Itajaí com a atual proposta do governo federal de concessão e entrega do Aeroporto de Navegantes à iniciativa privada. Existe o temor de que o modelo apresentado possa travar investimentos na expansão do equipamento de infraestrutura turística e econômica da região.

Segundo o parlamentar, os dados divulgados do edital dão conta que o principal retrocesso está na desobrigação da concessionária de construir uma nova pista, que ampliaria a capacidade de aeroporto para receber mais aeronaves. O edital prevê que, em 30 anos de concessão, a empresa que vencer o leilão aumente a pista em apenas 50 metros, quando o ideal esperado e desejado seria uma nova pista, com média de 2,3 mil metros.

“A pequena extensão da nova pista estaria na contramão do objetivo principal desejado que é justamente oferecer melhor infraestrutura para o turismo e a economia regional, já que o aeroporto tem localização e posição econômica estratégica”, assinalou Ivan Naatz.  Além disso, acrescentou que o atual edital alterou um projeto de ampliação do aeroporto que já tem mais de 20 anos, e 70% da área desapropriada pelo governo federal. A proposta original incluía um novo terminal de passageiros, no lado oposto ao atual, e R$ 140 milhões para finalizar as desapropriações, o que não foi mantido.

Diante desta nova realidade, o deputado manifestou apoio à mobilização contrária das lideranças regionais e anunciou que na próxima reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, prevista para o dia 22 deste mês, irá propor o envio de requerimento do colegiado ao Fórum Parlamentar Catarinense para que interceda junto à presidência da Infraero e Secretaria Nacional de Aviação Civil no sentido da necessidade de revisão do atual processo de concessão do Aeroporto de Navegantes.

Comunicação Gabinete Deputado Ivam Naatz

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias