Cerca de 300 vereadores estão reunidos na sede da Assembleia Legislativa para participar do primeiro Congresso Estadual de Vereadores de 2023. A solenidade de abertura foi realizada na tarde desta terça-feira (14), mas a programação segue até sexta-feira (17).
Promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), o congresso vai tratar de temas como o uso de imóveis públicos e o poder de fiscalização do vereador, além de estratégias de comunicação e atualizações jurídicas e legislativas. Para o presidente da instituição, o vereador Anderson Guzzatto, de Concórdia, capacitar e atualizar os vereadores são os principais objetivos das atividades. “Teremos palestras com diversos temas, mas com foco nas últimas alterações na legislação, que é bastante dinâmica e está sempre em atualização”. Segundo Guzzatto, além de capacitar, o objetivo é, também, integrar. “Estamos com representantes de 70 municípios que poderão trocar experiências.”
O 1º vice-presidente da Alesc, deputado Mauricio Eskudlark (PL), lembrou que os vereadores são o principal elo com a população. “O início de uma grande obra, muitas vezes, vem das Câmaras Municipais. Um dos principais hospitais da região Oeste foi construído atendendo a solicitação de um vereador”, argumentou o parlamentar.
Representando o Poder Executivo, o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, falou da importância de oferecer esta capacitação aos vereadores. “A qualidade do vereador corresponde à qualidade das políticas públicas defendidas por ele”. O secretário aproveitou para afirmar que o Estado se aproxima da população por meio dos representantes políticos de cada cidade catarinense.
Vale lembrar que além das capacitações e palestras, nesta quinta-feira (16) acontece a eleição da nova diretoria da Uvesc para o biênio 2023/2024. Duas chapas foram homologadas até o momento.
Fonte: Agência Alesc