A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pretende proibir a instituição dos chamados pedágios urbanos/Foto: Assessoria de Imprensa
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pretende proibir a instituição dos chamados pedágios urbanos/Foto: Assessoria de Imprensa

CCJ aprova PEC dos Pedágios Urbanos e proposta avança na ALESC

Em prolongada reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (CCJ), nesta terça-feira (10), foi aprovado por seis votos a dois, o voto do relator, deputado João Amim (PP), favorável à constitucionalidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende proibir a instituição dos chamados pedágios urbanos, a exemplo das Taxas de Preservação Ambiental (TPAs) pelos municípios no Estado.

“Chega de impostos. Foi mais uma vitória importante para ampliar o debate democrático em torno deste projeto e garantir sua análise e votação final pelo plenário da Assembleia”, comemorou o autor da proposta deputado Ivan Naatz (PV).  O parlamentar justifica que estes tipos de pedágios, que já vem sendo cobrados nos municípios de Bombinhas e Governador Celso Ramos estão se espalhando pelo estado e são meramente arrecadatórios.

Na sua análise, os turistas que visitam essas praias e os demais municípios turísticos catarinenses já contribuem para a arrecadação municipal ao consumir produtos e serviços e que "as TPAs se tornaram um grande negócio de interesse de grupos políticos e que acabam afastando os turistas da região ao invés de atraí-los”.  Ivan Naatz também rebateu a tese da autonomia administrativa e financeira dos municípios, alegando que ela prevalece de forma interna para seus habitantes e não para fora do município ao taxar visitantes, além de ferir o direito constitucional de ir e vir das pessoas. 

A matéria que já contava com parecer pela constitucionalidade apresentado pelo relator, deputado João Amin (PP), recebeu durante a reunião um parecer vista da deputada Paulinha (PDT), ex-prefeita de Bombinhas. A intenção inicial da parlamentar era adiar a votação e encaminhar o projeto para manifestação prévia da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), mas o requerimento acabou negado pelos integrantes do colegiado. Ela apresentou então parecer divergente, mas prevaleceu o encaminhamento proposto por Amin, com os votos contrários do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e da própria Paulinha. Com a decisão, a matéria segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Turismo e Meio Ambiente antes de seguir para análise e votação final em plenário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Ivan Naatz

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias