Duas audiências públicas marcadas para esta semana e propostas pelo presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL) vão discutir o tema água, mas em situações diferentes. Na primeira audiência, marcada para esta terça-feira, 24, às 19 horas, no auditório do curso de Direito da Univali, em Itajaí, estará em debate a situação hídrica do Rio Itajaí , responsável pelo abastecimento de água potável de diversos municípios da região. Já, no dia 26, próxima quinta-feira, em Rio do Sul, também a partir das 19h, no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi, a audiência pública irá discutir a situação e manutenção das barragens de contenção de cheias na região.
O deputado Ivan Naatz informa que no caso do Rio Itajaí Mirim, o objetivo é debater medidas para conter o assoreamento e a poluição de trechos do rio, o que tem impactado na queda da qualidade da água do principal manancial de abastecimento de água potável da população de Itajai, Brusque e Navegantes, segundo informações e reclamações que tem chegado já a bastante tempo na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc.
Segundo o parlamentar, os altos índices do crescimento econômico e populacional da região nos últimos anos também contribuíram para causar impacto na questão da captação e abastecimento de água, além de casos de poluição industrial verificados ao longo do curso do rio, sendo alguns já confirmados por decisão judicial na área do município de Brusque .
“O problema não é novo, mas continua sem solução, e é preciso ampliar o debate e unir forças entre órgãos públicos, privados e comunitários para encaminhar soluções em nome da preservação da qualidade de vida da população e do futuro da economia turística da região “, observou Naatz. Ele acrescenta que a audiência pública também debaterá perspectivas da construção da Barragem de Botuverá, prevista neste município já há vários anos por projeto do governo do Estado e que tem o objetivo de ampliar o abastecimento de água da região, além de conter enchentes.
BARRAGENS – A realização da audiência sobre as barragens de contenção de cheias, em Rio do Sul, busca atualizar as providências do governo em torno da preocupação da comunidade regional com a falta de manutenção e efetivo funcionamento. Após duas visitas ao local nos últimos dois anos, o parlamentar demonstrou sua preocupação sobre a necessidade de recuperação e reformas nas três barragens de contenção de cheias na região, principalmente no caso maior estrutura, a Barragem Norte, em José Boiteux, que continua abandonada, em estado precários e com os equipamentos totalmente depredados em função também de antiga questão indígena sobre parte da área.
As outras duas barragens estratégicas de Ituporanga e Taió necessitam de reformas emergenciais, mas segundo Ivan Naatz, faltam respostas concretas do governo estadual, assim como também relação aos projetos de construção de sete pequenas novas barragens na região , anunciadas desde 2019 pelo executivo estadual.
“As recentes e fortes chuvas serviram de alerta e a comunidade regional quer saber do governo do Estado o que está sendo feito para proteger a população do Vale do Itajaí, já que só no caso da barragem Norte há repercussão na segurança de cerca 1, 5 milhão de habitantes da região “, observa Naatz. Segundo ele, a Defesa Civil tem feito o trabalho preventivo das chuvas via equipamentos, mas é preciso também o reforço estrutural para combater os efeitos quando há excesso de chuvas, que é o caso do perigo das inundações com risco de perdas humanas e materiais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete Deputado Estadual Ivan Naatz
Leia Também: Enfim: Asfalto entre Piratuba e Maximiliano de Almeida será concluído