A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26), a Operação “Cigarro de Palha”, visando combater o comércio ilegal de cigarros de origem estrangeira introduzidos clandestinamente no território nacional. Além disso, a ação mira os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A investigação teve início em setembro de 2021, após informações sobre o desvio de 308.500 maços de cigarros do Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Joaçaba/SC. O desvio foi realizado substituindo os cigarros contrabandeados por serragem nas caixas.
Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa em Santa Catarina, além de Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul. Durante as apurações, foram obtidas judicialmente quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, assim como autorização judicial para acesso aos dados telefônicos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato, contrabando e lavagem de dinheiro, com penas máximas previstas de até 12 anos de reclusão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PF/SC