“Novos Caminhos” oferece oportunidade aos adolescentes que vivem em serviços de acolhimento
“Novos Caminhos” oferece oportunidade aos adolescentes que vivem em serviços de acolhimento

“Novos Caminhos” oferece oportunidade aos adolescentes que vivem em serviços de acolhimento

Novos Caminhos oferece chances que podem mudar a vida de adolescentes no Meio-Oeste Catarinense

Adolescentes que vivem em serviços de acolhimento em Herval d’Oeste, Joaçaba, Catanduvas e Campos Novos, no Meio-Oeste do Estado, são incentivados pelo programa “Novos Caminhos” a estarem melhor preparados para o momento que deixarem as casas.

Neste mês, nove participantes começaram um curso de informática. Além disso, um deles recebeu a chance de estudar gratuitamente no curso de Manutenção Mecânica Industrial.

Partiu do Senai/Sesi a iniciativa de inserir um adolescente de Capinzal no curso da área de mecânica. No final, esse garoto estará apto a atuar de forma prática e técnica em processos de soldagem TIG e terá uma base sólida de manutenção mecânica. No Brasil, um soldador com esta experiência pode receber, em média, um salário de R$ 2,5mil.

Parceiro do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ensina aos adolescentes noções de sistema operacional, internet, editores de texto, planilha e apresentações, lógica de programação, programação em blocos entre outros conceitos.

No final do mês de maio, a assessora de gestão de pessoas do Senai/Sesi, Andreia Orando, participou de um encontro com eles para falar sobre as competências socioemocionais. Esta também foi uma oportunidade para conhecer a maneira correta de fazer um currículo e receber dicas sobre como se portar em uma entrevista de emprego. O programa Novos Caminhos, com o auxílio dos parceiros, tem previsão de ofertar mais cursos para os adolescentes nos próximos meses.

Novos Caminhos

O programa “Novos Caminhos” é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Fonte: Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste 

Leia Também: Sobrevivente do acidente com avião da Chapecoense, vai ministrar palestra nos 55 anos da CDL Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias