Em audiência realizada nesta terça-feira (26), o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que vai apoiar projeto de lei do senador Jorginho Mello (PR). A proposta institui o Marco Legal da Nanotecnologia no Brasil, conferindo mais segurança jurídica à pesquisa e aos investimentos na produção de novos materiais através da nanotecnologia.
A nanotecnologia consiste em produtos extremamente minúsculos, correspondente a milionésimos de milímetros, numa proporção do tamanho de uma laranja na comparação com o planeta Terra. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, computação e engenharia de materiais.
O ministro afirmou que vai estudar profundamente o projeto de lei e vai conversar com outros parlamentares do Congresso Nacional, juntamente com o senador Jorginho Mello, para buscar a aprovação do texto. “Essa é uma importante proposta para que o mercado de nanotecnologia tenha mais segurança em realizar suas pesquisas e possa investir, desenvolvendo novos produtos e gerando emprego e renda à população”, afirmou o parlamentar catarinense.
Marcos Pontes também destacou a importância do setor em Santa Catarina. Mais da metade das empresas de nanotecnologia no Brasil estão fixadas em Santa Catarina, movimentam em torno de R$ 100 milhões e possuem um crescimento de 27%. O próprio senador Jorginho Mello quer reconhecer Florianópolis como a Capital Nacional da Nanotecnologia em projeto de lei protocolado no começo de fevereiro deste ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa Senador Jorginho Mello