1º Seminário de Segurança Pública e Inovações aconteceu em Chapecó
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes e o comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (4ºCRPM/Fron), coronel Jorge Luiz Haack, participaram nesta sexta-feira, 03, do 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais, realizado em Chapecó.
O objetivo do seminário foi apresentar a visão estratégica e prospectiva, bem como os aspectos táticos e operacionais sobre segurança pública, inteligência e tecnologias aplicadas na modernização dos órgãos de segurança pública no Estado de Santa Catarina.
Diversas autoridades locais, regionais e estaduais, policiais militares, comunidade em geral e imprensa, acompanharam a programação que ocorreu durante todo dia, no Salão Nobre da Unochapecó.
O evento foi promovido e organizado pela Somar Oeste, Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC), e pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
PROGRAMAÇÃO
O seminário contou com mesa redonda pela manhã sobre Segurança Pública e Inovações Sociais, e durante a tarde três Painéis, sendo eles: Políticas Públicas de Segurança Para as Mulheres; Trajetórias e Trabalho das Forças de Segurança em Santa Catarina e GPS Rural e outras alternativas.
O coronel PMPR RR, Roberson Luiz Bondaruk, foi quem abriu os trabalhos falando sobre o Desenho Urbano – Arquitetura contra o Crime, precedido pelo gerente de Ensino da Academia de Polícia de Santa Catarina (ACADEPOL), delegado Alan Pinheiro de Paula, que tratou sobre a Atividade de Polícia Judiciária e o Aperfeiçoamento Legislativo. Por fim, ainda na parte da manhã, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, tratou sobre Operações Policiais e Inovações Tecnológicas.
Ele salientou em seu discurso, que a Instituição ao inovar, tornou-se referência no cenário brasileiro, demonstrando grande efetividade na atuação. “Estamos presentes em todos os municípios catarinenses. São 187 anos de serviços prestados no Estado, composto por aproximadamente 10 mil homens e mulheres na ativa, que atendem em média 1.900 ocorrências por dia, ou seja, 57 mil ocorrências no mês. Nossa missão é a manutenção e a preservação da ordem pública. A tecnologia tem nos ajudado a comandar, a gerir as ações e determinações que chegam do Comando a cada policial, em cada município, permitindo uma capacidade de resposta eficiente”, afirmou.
No início da tarde, a delegada de Polícia Civil SC, Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila, juntamente com outras mulheres, pode explanar sobre políticas públicas de segurança direcionadas ao público feminino.
Na sequência, o comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (4ºCRPM/Fron), coronel Jorge Luiz Haack, pode abordar um pouco da trajetória e trabalho policial desenvolvido nos 54 municípios de abrangência do Comando Regional. Em sua fala, ele reforçou as ações conjuntas realizadas entre as forças de segurança pública nos anos de 2021 e 2022, em Chapecó e Região permitindo resultados satisfatórios. “Estamos em uma região de Fronteira e constantemente é realizado um trabalho intenso contra a criminalidade, fiscalizando e apreendendo produtos, drogas, armas, veículos, entre outros. No ano de 2021 atuamos intensamente e neste ano, já estamos repetindo as Operações e obtendo resultados significativos. Nossos policiais são constantemente preparados através de treinamentos, cursos e especializações”, afirmou o comandante regional.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó (2ºBPM/Fron), tenente-coronel Ademir Barcarollo, o delegado de Polícia Federal, Daniel Fernando Ledeia, o delegado Diretor de Polícia da Fronteira, Fernando Callfass, o delegado Regional da Polícia Civil da 12ª DRP, Ricardo Newton Casagrande, o delegado Coordenador do SAERFRON, Albert Silveira, o delegado Chefe da Polícia Federal de Chapecó, Fabrício Argenta e o diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Luiz Leuze também fizeram uso da palavra no segundo painel.
Fechando o 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais, palestrou o policial militar rodoviário, Flávio Marinho Glovacki, Luiz Gemelli e o presidente do Grupo de Apoio ao Policiamento Rodoviário Estadual de Chapecó (GAPREC), Jurandir Floss, falando sobre os avanços e relatos da implantação do GPS – Rural, um programa que auxilia na agilidade do atendimento policial na zona rural.
O 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais foi considerado um dos maiores eventos de segurança pública de Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 500 pessoas compareceram a programação.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSC
Leia Também: Hotel Renar está com nova Identidade Visual