O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) terá um importante reforço no atendimento durante a Estação Verão
Durante a alta temporada, de 16 de dezembro a 9 de março, uma ambulância será dedicada ao atendimento à população em Florianópolis. A região atendida pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), que tradicionalmente recebe um grande fluxo de turistas, contará com o apoio do veículo ASU (Auto Socorro de Urgência).
A ambulância ficará estacionada no posto de saúde do Bairro Ingleses, operando das 8h às 20h. A praia dos Ingleses, uma das mais movimentadas da Capital, contará, além dos postos guarda-vidas distribuídos por toda a sua extensão, com o suporte do veículo, que poderá facilitar o transporte de vítimas de afogamento necessitando de atendimento hospitalar.
Na próxima segunda-feira, dia 16, serão divulgados os números gerais de cidades atendidas, postos guarda-vidas e o total do efetivo mobilizado durante a alta e a pós-temporada.
Mesmo antes do início da alta temporada, o CBMSC já mantém postos guarda-vidas ativos nas principais praias do litoral catarinense. A localização dos postos em operação pode ser consultada em tempo real por meio do aplicativo CBMSC Cidadão.
POLÍCIA: CBMSC reforça alerta sobre prevenção de afogamentos de crianças
Formação de guarda-vidas civis voluntários
Nesta quarta-feira, 11, 76 guarda-vidas civis voluntários (GVCV) receberão certificação no quartel do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Florianópolis. O grupo concluiu com êxito o treinamento de 90 horas e está apto a atuar no salvamento aquático sob supervisão de bombeiros militares do CBMSC.
Para se tornar um guarda-vidas civil voluntário, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter mais de 18 anos;
- Estar apto no teste toxicológico;
- Passar por provas físicas que incluem nadar 500 metros em até 12 minutos e correr 1.600 metros em até 8 minutos (para homens) ou 9 minutos (para mulheres).
- Os aprovados podem atuar em unidades de praia, com escalas de até 12 horas diárias, e recebem ressarcimento conforme previsto em lei. As inscrições para o programa em 2024 já foram encerradas no Estado.
Entrega de Equipamentos
Durante a cerimônia de formatura dos GVCVs, também serão entregues equipamentos para reforçar as operações do CBMSC, como:
-EPIs Multimissão (Equipamentos de Proteção Individual), botas de combate a incêndio florestal, máscaras com refil e óculos de proteção;
-Equipamentos especializados, incluindo câmera termográfica, compressor torácico (para RCP), motobombas, drones, motores de popa e câmeras de visão noturna para navegação;
-Kits e materiais diversos, como pranchas de salvamento, radiocomunicadores, fardamento para bombeiros comunitários, equipamentos do Programa Golfinho e cadeiras anfíbias;
-Materiais operacionais e administrativos, como lanternas, coletes salva-vidas, cabos de resgate, macacões e botas de mergulho, além de móveis e utensílios para o 1º BBM.
Inauguração do GBS em Porto Belo
Ainda nesta quarta-feira, será inaugurado o novo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) em Porto Belo, município atendido pelo 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM).
Resultados da pré-temporada
Na terça-feira, 10, o boletim de 3 a 9 de dezembro da pré-temporada registrou 12 salvamentos por afogamento; 88 crianças formadas no Programa Golfinho e mais de 70 mil ações de prevenção realizadas em todo o Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBMSC