Por: Redação | 1 mês atrás

O Senador Paulo Bauer foi oficializado nesta quinta-feira (19) como pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Estadual do Partido, na Capital, com a presença de mais de 200 lideranças tucanas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes dos segmentos partidários e ainda vários pré-candidatos a deputado estadual e federal nas eleições de outubro.

Bauer agradeceu a confiança do PSDB e disse que vai trabalhar muito para que a sigla conquiste o Governo do Estado, justamente no ano em que comemora 30 anos da fundação.

Bauer agradeceu a confiança do PSDB e disse que vai trabalhar muito para que a sigla conquiste o Governo do Estado

Para o agora pré-candidato, a estrutura do partido hoje é completamente diferente daquela que ele tinha à disposição há quatro anos, quando disputou pela primeira vez o governo estadual. “Hoje, a estrutura do PSDB em Santa Catarina não deve nada a nenhum outro partido. Trabalhamos muito desde 2014, sob a liderança incansável do nosso presidente Marcos Vieira, e os resultados todos já conhecem muito bem: o PSDB está pronto não apenas para disputar a eleição e dessa vez não faltar aquele 1% que nos faltou há quatro anos, mas para governar Santa Catarina do jeito tucano a partir de 1º de janeiro”, disse Paulo Bauer.

O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, afirmou que a escolha da Comissão Executiva pelo lançamento da pré-candidatura tucana vai de encontro aos anseios da militância de todas as regiões do Estado. “Temos andado por Santa Catarina de ponta a ponta, e nossas lideranças regionais, que toparam o desafio de fazer o PSDB crescer e que trabalharam muito para isso, agora nos cobram que todo esse esforço se reverta em uma candidatura sólida ao governo. Faremos isso, O PSDB tem projeto, sabe o que quer e aonde quer chegar, e não abre mão da cabeça de chapa. E o nome do Senador Paulo Bauer tem o total apoio do partido, pois soma à performance da eleição de 2014, com uma estrutura partidária bem inferior à atual, o trabalho realizado em prol dos catarinenses nos últimos anos como Senador da República”, destacou Marcos Vieira.

O nome do Senador Paulo Bauer tem o total apoio do partido

Companheiro de Bauer no Senado, Dalirio Beber também lembrou que em 30 anos de história, que serão completados em junho, o PSDB nunca esteve tão preparado para implantar em Santa Catarina o jeito de governar da social-democracia, que a população já conhece e aprovou em várias cidades nos últimos anos, como Blumenau, Criciúma, Caçador, Rio do Sul, Concórdia, Joaçaba, entre outras. “Os catarinenses conhecem e aprovam o jeito tucano de governar nos municípios. Agora, com o belo trabalho capitaneado pelo Deputado Marcos Vieira nos últimos anos, nosso PSDB está pronto para governar o Estado. E o Paulo (Bauer), meu companheiro de bancada no Senado Federal, é um quadro extremamente qualificado para cumprir esta missão”, disse o Senador Dalirio Beber.

Líder do PSDB na Assembleia, o Deputado Leonel Pavan também reiterou que esta é a hora e a vez do PSDB. “O Partido se fortaleceu, se estruturou, tem nomes e tem projeto sólido. Diante disso tudo, não podemos abrir mão dessa oportunidade, o PSDB será protagonista na eleição e vai conquistar o Governo do Estado”, declarou Pavan.

Nos discursos durante a reunião, também reiteraram apoio ao projeto do PSDB lideranças como os Deputados Federais Marco Tebaldi e Geovania de Sá, os Deputados Estaduais Vicente Caropreso e Serafim Venzon, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, a presidente do PSDB Mulher Anna Carolina Martins, o presidente da Juventude do PSDB (JPSDB) João Paulo Taumaturgo, o presidente da Associação dos Vereadores Aroldo Frigo Júnior e o presidente do Secretariado de Prefeitos e Vice-Prefeitos Clenilton Pereira.

Além da oficialização da pré-candidatura de Paulo Bauer ao governo, a Executiva Estadual tucana também tratou na reunião desta quinta-feira das nominatas da sigla para Deputado Estadual e Deputado Federal (a ideia é buscar nomes qualificados para possíveis chapas puras nos dois casos) e também possíveis nomes para disputar as duas cadeiras no Senado (além dos quatro suplentes). Ficou definido que uma comissão vai tratar dessas situações, bem como de possíveis coligações para a elieção majoritária, e uma decisão colegiada será anunciada nas próximas semanas.

TABELA
Quem é Paulo Bauer

Paulo Roberto Bauer nasceu em Blumenau, em 20 de março de 1957 (61 anos). Filho de Victor Bauer e Elvira Henschel Bauer, foi criado em Jaraguá do Sul, onde começou a trabalhar aos 12 anos de idade na fábrica de chapéus da família. Aos 18 anos, partiu rumo a Joinville, onde fez as faculdades de Ciências Contábeis e Administração na Furj, atual Univille, e iniciou a militância política presidindo o Diretório Acadêmico da instituição e criou sua base política.

Em 1980, já em Florianópolis, assumiu a vice-presidência da Empresa de Eletrificação Rural de Santa Catarina (Erusc), onde chegou a ser presidente e permaneceu até 1986, quando se elegeu deputado estadual. Depois disso, foi deputado federal em quatro mandatos (1991-1995, 1995-1999, 2003-2007 e 2009-2010), vice-governador (1999-2002) e Secretário de Estado da Educação em dois governos distintos (Vilson Kleinübing e Luiz Henrique da Silveira). Em outubro de 2010, com 1.588.403 votos, foi eleito Senador da República. É o atual líder da bancada do PSDB no Senado desde o início de 2017.

Casado com Débora Cani Bauer, é pai de cinco filhos: Carolina, Gabriela, Paulo Eduardo, Bárbara e Leonardo.

TABELA
O PSDB em Santa Catarina
– Presente nos 295 Municípios
– 250 Diretórios formados
– 105 mil filiados
– 39 prefeitos
– 33 vice-prefeitos
– Administra mais de 1 milhão de catarinenses.

Fonte:  Assessoria de Comunicação do PSDB em Santa Catarina