Mario Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira (21) de abril
O Papa Francisco morreu aos 88 anos segundo anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (21). A Igreja Católica comunicou o falecimento. Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Vocação
Antes de discernir a vocação sacerdotal, diplomou-se como técnico químico. Ingressou no seminário diocesano de Villa Devoto, em 1958. Foi ordenado padre aos 32 anos, em 1969, e liderou a comunidade argentina de jesuítas por quatro anos na década de 1970, em meio à dura ditadura militar no país.
Em 20 de maio de 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Recebeu a consagração episcopal em 27 de junho do mesmo ano. No dia 3 de junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e sucedeu o Cardeal Antonio Quarracino, em 28 de fevereiro de 1998. Foi Relator-Geral Adjunto da Assembleia Ordinária da 10º Sínodo Geral dos Bispos, em outubro de 2001.
Um pastor muito querido em sua própria diocese, viajou por toda parte, até mesmo de metrô e ônibus. Antes de partir para Roma para o Consistório de 21 de fevereiro de 2001, não comprou uma veste nova, mas mandou reformar o de seu antecessor, Antonio Quarracino — falecido em 1998.
Como arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio vislumbrou um programa missionário centrado na comunhão e evangelização. O programa tinha quatro objetivos principais: comunidades abertas e fraternas; o protagonismo de um laicato consciencioso; evangelização dirigida a todos os habitantes da cidade; e assistência aos pobres e doentes.
São João Paulo II: a criação do Cardeal Bergoglio

Há 23 anos, em 21 de fevereiro de 2001, o Papa São João Paulo II criou 44 novos Cardeais, incluindo o então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio. Pronunciando palavras que já olhavam para o futuro, João Paulo II disse: “Esta manhã, Roma ‘católica’ calorosamente abraça os novos Cardeais com o mesmo entusiasmo, sabendo que mais uma página importante de seus 2.000 anos de história está sendo escrita”, expressou.
Na América Latina, sua figura tornou-se cada vez mais popular. Em 2002 recusou a nomeação a presidente da Conferência episcopal argentina, mas três anos mais tarde foi eleito para tal cargo. Em abril de 2005, participou no conclave que elegeu Bento XVI.
Viagens Apostólicas
Apesar da idade avançada e de problemas de locomoção devido a um problema no joelho, o Santo Padre surpreendeu pelo número de visitas dentro e fora da Itália em 11 anos de pontificado, muitas vezes recorrendo ao uso de uma bengala ou cadeira de rodas durante suas agendas internacionais mais recentes. No total, foram 47 viagens apostólicas.
Francisco no Brasil

Encontros, discursos, orações, atendimentos e mais uma série de ações foram realizadas pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013. O Brasil foi o primeiro destino internacional do pontificado de Francisco.
No seu primeiro discurso em terras brasileiras, o Santo Padre destacou os grandes desafios sobres os espaços para os jovens: “É a janela e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço”.
A viagem ao Brasil durou sete dias. O Papa Francisco celebrou a Missa no Santuário Nacional de Aparecida, visitou comunidades, encontrou o episcopado latino-americano e milhares de jovens de todo o mundo nas areias de Copacabana. No “continente da esperança”, Bergoglio fez um chamado à Igreja para ser “agente de mudança social para um novo mundo”.
Diocese de Joaçaba emite Nota de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco

Joaçaba, 21 de abril de 2025
Segunda-feira na Oitava da Páscoa
Com imensa dor e pesar, a Diocese de Joaçaba recebeu nesta manhã a notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco.
Reconhecemos sua profunda doação ao serviço do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo e sua dedicação integral à Igreja do Senhor. Louvamos à Deus por sua vida, ministério e especialmente por seu frutuoso pontificado.
Nesse dia, pedimos a todos os fiéis desta Diocese de Joaçaba que elevem suas orações e preces em favor do Santo Padre, o Papa Francisco, ao mesmo tempo em que convidamos todo o Clero e todos os fiéis, para a celebração da Santa Missa em sufrágio da alma do Papa Francisco hoje, às 19h00, em nosso Santuário Catedral Santa Teresinha, em Joaçaba/SC.
Dom Frei Mário Marquez, OFMCap.
Bispo Diocesano de Joaçaba
Canção Nova
A Canção Nova, juntamente com os cristãos de todo o mundo, expressa o sentimento de dor pelo falecimento de Sua Santidade, Papa Francisco, que de forma profícua conduziu a Igreja e foi luz para o mundo nesses 12 anos de pontificado.
Apesar da tristeza que sentimos, nossos corações transbordam gratidão a Deus pelo dom da vida de Francisco, que tanto nos ensinou sobre a humildade; a Igreja em saída, sem fronteiras; o serviço aos mais vulneráveis; o acolhimento ao imigrante; o cuidado com a “casa comum” e com a vida comunitária.
Um dos momentos significativos da Canção Nova com o Santo Padre foi a confirmação do Reconhecimento Pontifício, com a aprovação definitiva dos seus estatutos, em 29 de junho de 2014. Outro encontro marcante ocorreu em 27 de maio de 2023, quando o Papa Francisco recebeu uma delegação da Comunidade Canção Nova, por ocasião dos seus 45 anos de história, e seu atual presidente e primeiro sucessor do padre Jonas Abib, padre Wagner Ferreira da Silva.
De maneira mais intensa, a Frente de Missão da Canção Nova em Roma, pôde testemunhar a disposição, a determinação, a força, dedicação e o acolhimento empregados no seu pastoreio, além do sorriso cativante.
Através de um ministério carregado de simplicidade, o Sumo Pontífice fez jus ao nome escolhido: Francisco. E como nos ensinou em uma de suas homilias na casa Santa Marta: “A morte é o abraço do Senhor a ser vivido com esperança”.
Com informações da Canção Nova
Leia Também:

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina