04/06/2026
Jorginho Mello inaugura Agência do BRDE em Joaçaba
Em seu discurso o Governador falou, "estamos trazendo desenvolvimento, oportunidade e cuidado com o futuro da região"/Foto: Maythe Novak

Jorginho Mello inaugura escritório do BRDE em Joaçaba e lança plano hídrico para impulsionar desenvolvimento sustentável

Novo escritório do BRDE oportuniza mais crédito para a região do meio oeste

Bom Dia SC – Em Joaçaba, o Governo de Santa Catarina deu um passo estratégico para fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável do Meio-Oeste. A inauguração do novo escritório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o lançamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe marcaram a noite da última sexta-feira, 28, num evento realizado no Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe.

Jorginho Mello inaugura Agência do BRDE em Joaçaba
O evento foi bastante prestigiado/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC

BRDE abre primeira unidade física no Meio-Oeste

A nova estrutura do BRDE, instalada no piso térreo do Centro de Inovação, representa a primeira presença física do banco no Meio-Oeste. A proximidade com empreendedores, produtores e entidades públicas deve facilitar o acesso ao crédito e acelerar projetos de impacto económico e social.

O governador Jorginho Mello destacou a importância da iniciativa:

“Estamos trazendo desenvolvimento, oportunidade e cuidado com o futuro da nossa região. Com o BRDE aqui, o banco está mais perto das pessoas, das empresas e dos municípios, pronto para apoiar quem quer investir, gerar emprego e fazer a economia girar.”

O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinubing, reforçou que a expansão do banco é estratégica:

“Ter uma estrutura do BRDE aqui, no coração do Meio-Oeste, significa ampliar oportunidades e fortalecer um território tão pulsante quanto o nosso.”

Jorginho Mello inaugura Agência do BRDE em Joaçaba
João Paulo Kleinubing – Diretor financeiro do BRDE/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC

Mauro Mariani, diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, sublinhou o impacto para pequenos negócios:

“O BRDE está cada vez mais presente no interior, disponível para quem tem vontade e coragem de empreender. Especialmente o pequeno produtor e o pequeno empresário, que precisam desse apoio.”

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, celebrou a chegada da instituição:

“A instalação do BRDE vai agilizar processos, aproximar o atendimento e fortalecer o desenvolvimento regional. É um marco para Joaçaba e para todo o seu entorno.”

Parceria reforça ecossistema de inovação

Jorginho Mello inaugura Agência do BRDE em Joaçaba
Presidente da ACIOC, Fábio LazzarottiFoto: Maythe Novak-Bom Dia SC

O evento também selou um Acordo de Cooperação Técnica entre o BRDE e a ACIOC, destinado a promover crédito, apoiar empresas e dinamizar o ecossistema económico regional. Na ocasião, foi reinaugurado o ACIOC Hub, agora com nova identidade visual e uma estrutura moderna, flexível e orientada à inovação.

“A parceria entre o Governo de Santa Catarina, o BRDE e a ACIOC representa um avanço significativo para o nosso ecossistema econômico. Ter o banco presente fisicamente na região e atuando de forma integrada conosco fortalece o empreendedorismo local, amplia o acesso ao crédito e acelera iniciativas que impulsionam inovação e desenvolvimento. É uma união de esforços que coloca o Meio-Oeste num novo patamar de competitividade e oportunidades.”, destaca Fábio Lazzarotti, Presidente da ACIOC.

Plano Hídrico da Bacia do Rio do Peixe recebe ordem de serviço

Jorginho Mello inaugura Agência do BRDE em Joaçaba
Para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe, o investimento do Governo do Estado será de 1,9 milhão/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC

Outra entrega relevante foi a autorização para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe, que contemplará diagnóstico, metas e estratégias para garantir segurança hídrica e sustentabilidade aos 26 municípios da região. O investimento é de cerca de R$ 1,9 milhão.

O governador destacou a importância da medida para o futuro:

“Assinamos o Plano da Bacia do Rio do Peixe para planejar com responsabilidade, garantir mais segurança e cuidar da nossa água. O Meio-Oeste pode contar com o Governo de Santa Catarina.”

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, lembrou que esta é a única bacia do estado que ainda não tinha um plano estruturado:

“É a oportunidade de compatibilizar todos os usos da água da agricultura à indústria com preservação e gestão responsável do recurso.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!