Bom Dia SC – Nos dias 30 e 31 de maio, Joaçaba marcou presença na BNT Mercosul 2025, um dos mais importantes eventos de turismo da América do Sul, levando para Balneário Camboriú toda a força e diversidade do turismo no município. A feira, que reúne fornecedores e compradores de turismo do Brasil e de países vizinhos, contou com capacitações, rodada de negócios, famtours e apresentações culturais.
Dando continuidade a estratégia de divulgação do Destino Joaçaba, a Prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, participou da BNT Mercosul integrando o estande regional do Meio-Oeste catarinense, que contou com a presença de outros municípios da região. Com o apoio do SEBRAE, o objetivo foi evidenciar o potencial turístico de Joaçaba, estreitar contatos comerciais e fortalecer a cidade como um destino consolidado em Santa Catarina.
Durante os dois dias de evento, visitantes puderam conhecer materiais de divulgação sobre o turismo religioso, com destaque para o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e o memorial de Frei Bruno, além da riqueza da gastronomia local e projetos inovadores como o recém-lançado “Tour Carnaval o Ano Inteiro”, que propõe transformar o Carnaval de Joaçaba em uma experiência contínua para visitantes durante todo o ano.
Joaçaba é a Capital Catarinense do Carnaval
Além disso, o público da BNT Mercosul pôde prestigiar no sábado uma animada apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, que levou o brilho, a energia e a arte do Carnaval, uma festa reconhecida como uma das maiores do Sul do Brasil e que consagra a cidade como a Capital Catarinense do Carnaval.

Para o secretário Paulo Krause, a participação no evento foi uma estratégia fundamental para consolidar a imagem de Joaçaba no cenário turístico: “A participação de Joaçaba na BNT Mercosul, com o apoio do SEBRAE, é uma oportunidade estratégica para reafirmarmos nosso posicionamento como um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina. Estamos apresentando os investimentos no nosso maior patrimônio cultural, o Carnaval, e lançando o projeto ‘Tour Carnaval o Ano Inteiro’, que transforma essa grande festa em uma experiência permanente para visitantes em qualquer época do ano.
Reafirmar Joaçaba como a Capital Catarinense do Carnaval foi um dos nossos principais objetivos na feira. Também destacamos o turismo religioso, com o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e Frei Bruno, que atrai milhares de fiéis e peregrinos todos os anos. E, claro, levamos conosco a riqueza da nossa gastronomia, que combina tradição, sabores autênticos e o acolhimento que é marca do município.”

BNT Mercosul 2025
BNT Mercosul realizou sua 31ª edição neste final de semana, 30 e 31 de maio, em Balneário Camboriú. O evento teve a circulação de 7.552 profissionais do turismo nos dois dias, mais de 500 marcas espalhadas em estandes que representaram destinos brasileiros e representantes de pelo menos 70 operadoras do Brasil e países vizinhos destacando-se como um dos principais encontros do turismo nacional.
Idealizada por Geninho Goes, a edição de 2025 contou com a presença de profissionais de 333 cidades brasileiras e 62 cidades estrangeiras, reunindo profissionais de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
O CEO da BNT aponta que a qualidade do evento, que é uma verdadeira vitrine do turismo brasileiro, se reflete nos números e qualidade do público. “A BNT é e sempre foi uma vitrine de oportunidades. Temos vários eventos no Brasil, e a BNT é o único onde os destinos são 100% nacionais – são cidades, estados, parques, hoteis e receptivos que querem vender os seus produtos. O foco da BNT é promover e fomentar os negócios nacionais – é aqui onde todos os interessados no fluxo turístico podem se reunir, discutir, realizar contatos e fechar negócios”, diz.
Com informações da Ascom – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Joaçaba
