11/07/2026
Intenção de consumo em SC cresce pelo 3º mês seguido em dezembro de 2025
Intenção de consumo em SC cresce pelo 3º mês seguido em dezembro de 2025

Intenção de consumo em SC cresce pelo 3º mês seguido em dezembro de 2025

Bom Dia SC – A intenção de consumo das famílias catarinenses cresceu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro de 2025. O índice, calculado pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou alta de 3,5%, alcançando 109,3 pontos. Com isso, o indicador ficou acima da média histórica, de 106,9 pontos, sinalizando uma retomada do otimismo entre os consumidores.

Apesar do avanço mensal, o índice encerrou o ano com queda de 7,3% em relação ao final de 2024, quando estava em 117,9 pontos. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os sinais recentes de recuperação são positivos. Ele lembra que a intenção de consumo das famílias é composta por sete subindicadores: satisfação com o emprego, satisfação com a renda, nível atual de consumo, acesso ao crédito, intenção de compra de bens duráveis, perspectivas profissionais e perspectivas de consumo.

“Em dezembro, tivemos uma melhora generalizada nos componentes do índice, o que nos traz otimismo. Ao analisarmos 2025 como um todo, o cenário de restrição ao crédito e inadimplência em alta afetou negativamente a percepção das famílias. No entanto, outra pesquisa realizada pela Fecomércio aponta que 55% dos consumidores acreditam que a situação econômica vai melhorar em 2026, o que indica margem para crescimento”, afirma Dagnoni.

Intenção de consumo em SC cresce pelo 3º mês seguido em dezembro de 2025
Intenção de consumo em SC cresce pelo 3º mês seguido em dezembro de 2025

Intenção de consumo em SC

A intenção de compra de bens duráveis, por exemplo, apresentou crescimento de 6%. Segundo o presidente da entidade, esse movimento indica que, apesar do patamar elevado das taxas de juros, a elevação da renda tem sustentado a demanda por esses produtos. Também houve avanço de 4,2% nas perspectivas de consumo, sinalizando maior propensão das famílias a ampliar seus gastos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fecomércio SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!