Por: Redação | 09/02/2018

A abertura oficial da colheita da maça em Fraiburgo, aconteceu  dia 29 de janeiro. O ato contou a com  presença de lideranças políticas com representatividade nacional e estadual, empresários, produtores e convidados. Com uma safra estimada em 1.200 milhões de toneladas, a região de Fraiburgo é hoje responsável por 20% da produção nacional da fruta. Segundo levantamento da Associação dos Fruticultores de Fraiburgo – AFF, no Estado a produtividade do município alcança 20%, mas este índice é maior se considerado outros 10% vindos de outras regiões para armazenagem, beneficiamento e venda no mercado interno e externo.

Confira aqui o vídeo

O evento organizado pela Administração Municipal iniciou, com visitas aos pomares da empresa Pomagri. Em seguida o ato solene, no Restaurante do Clube Fraiburguense  e a tarde houve a houve ao Packing-House da empresa Fischer. Estiveram presentes os deputados federais Valdir Colatto, Celso Maldaner, deputados estaduais Natalino Lazare, Valdir Cobalchini e Gabriel Ribeiro. Também marcaram presença o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional, Euro Viecelli, o diretor da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Hilário Gottselig, o presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Júnior, o presidente da Associação dos Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Peres e o presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, Adelar Ribeiro.

Lideranças políticas  presentes na abertura oficial da Colheita da Maça 2018/Foto: TV Bom Dia SC

Durante pronunciamento a prefeita Claudete Gheller Mathias agradeceu a presença dos deputados e presidentes de entidades nesse momento tão importante para Fraiburgo. Ressaltou o papel dos grandes e pequenos produtores que fazem com que o município mantenha o título de Terra da Maçã. Entretanto, ponderou que busca apoio junto aos parlamentares para revitalização das estradas de interior e das rodovias que ligam o município a Lebon Régis, Frei Rogério e a SC-470.

A chefe do executivo ainda ressaltou que visando garantir a cobertura dos pomares prevenindo os danos causados pelo granizo, o município conta hoje com 23 geradores de solo, sendo que 14 deles são mantidos pela Administração, dois pelo Governo do Estado e os demais pelos produtores.

Além da maçã, a prefeita finalizou destacando o potencial turístico de Fraiburgo e solicitou recursos para a expansão de projetos nessa área. Considerando que o município tem despertado cada vez mais sua vocação para o turismo, também esportivo e de eventos.

Foram parceiros na realização desse evento a Associação dos Fruticultores de Fraiburgo, a Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Epagri, Aciaf e Rota da Amizade.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Fraiburgo