14/06/2025
9 anos sem Cydia pomonella: Status sanitário faz de SC referência no cultivo de maçãs
9 anos sem Cydia pomonella: Status sanitário faz de SC referência no cultivo de maçãs

Indicação Geográfica da Maçã Fuji será lançada, nesta quarta feira, em São Joaquim

A Epagri, em parceria com a Associação de Produtores de Maçã e Pera (Amap) e o Sebrae, realiza o lançamento da Indicação Geográfica (IG) da Maçã Fuji da Região de São Joaquim nesta quarta-feira, 24, às 19 horas, no Clube Astrea, em São Joaquim.

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim foi a sexta Indicação Geográfica (IG) conquistada por Santa Catarina. A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO), abrange uma área de 4.928 km² nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

A conquista é resultado de uma parceria desenvolvida pela Epagri, Sebrae, UFSC e prefeituras, por meio de suas secretarias de agricultura, com apoio de produtores locais e de outras instituições, como a Cidasc, por exemplo. A solicitação foi apresentada ao INPI pela Associação de Produtores de Maçã e Pera de SC (Amap).

Características únicas

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor, entre outras. “Por isso, ela foi objeto de pedido de IG”, explicou Marlon Couto, gerente regional da Epagri em São Joaquim. Ele destacou que a elevada altitude da região delimitada pela IG (acima de 1.100 metros) é fator determinante para essas diferenciações.

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor/Foto: Aires Mariga/Epagri

Foram pelo menos três anos de trabalho das instituições envolvidas para obtenção da IG. “A gente espera agora que o setor se aproprie desse signo distintivo. Teremos avanços que certamente trarão benefícios aos produtores e ao desenvolvimento da região”, sentenciou o gerente da Epagri.

Dioni Nunes Pereira, presidente da Amap, espera que a Indicação agregue valor à produção. “Vamos ter um produto diferenciado, vamos abrir vários mercados com essa IG para nossa fruta”, previu. “A gente sabe que a nossa maçã da variedade Fuji tem diferencial, é única no mundo”.

Fonte: Epagri

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas