Por: Redação | 1 mês atrás

A prevenção é sempre o melhor remédio.  Quem nunca ouviu falar essa frase? O fato é que que quando se trata de câncer é sim, muito importante que ela seja levada à risca, pois, quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de cura. Diante disso, o “Outubro Rosa” vem para conscientizar quanto a necessidade de as mulheres estarem em dia com seus exames preventivos sendo um deles o de mamografia. Para tal, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH) do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba estará durante todo esse mês realizando esse tipo de exame pelo valor de R$100.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis e demora em média de 15 a 30 minutos. É recomendado que a mulher realize seu primeiro exame estando na faixa etária de 35 a 40 anos, pois servirá de base para avaliar as condições da mama em comparação com exames futuros. Dos 40 aos 50 anos a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico, de acordo com as condições da mama da paciente. Após os 50 anos o ideal é que o exame seja feito anualmente.

Porque prevenir?
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que em 2018, mais de 59 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Como agendar o exame
Para agendar o exame basta entrar em contato com o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH) pelo telefone 3551-9595.

Fonte: Assessoria de Imprensa