Descubra o que é, tradições e origem da data que é comemorada o Dia dos Namorados
Você, provavelmente, já viu algum filme com a temática do Valentine’s Day, certo? Mas por que será que o Brasil tem o Dia dos Namorados em 12 de junho, enquanto boa parte do mundo celebra o amor em fevereiro, geralmente no dia 14? Como surgiu a tradição do Valentine’s Day e como os casais comemoram por todo o mundo essa data especial.
História do Valentine’s Day
Apesar da história do Valentine’s Day ser associada a São Valentim, um santo católico, ela nos leva a tempos muito mais antigos e com tradições rigorosamente diferentes. Na verdade, tudo começou no século IV a.C., ainda no Império Romano.
Valentine’s Day: significado no Império Romano
Ainda no Império Romano, todos os anos, em meados de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália, em comemoração à fertilidade e à chegada da primavera.
O evento servia para que a população rezasse por seus pastores e pedisse a bênção de boas colheitas nos meses que se seguiriam. Como os romanos eram pagãos, ou seja, acreditavam em vários deuses, a festa ganhou o nome de Lupercália porque era em homenagem ao deus Lupercus.
Durante a Lupercália, rapazes sorteavam de dentro de um jarro o nome da moça que seria sua companheira durante o festival e nas demais festas ao longo do ano. Muitos desses pares acabavam se apaixonando e, depois, se casando.
Valentine’s Day: história no pós-catolicismo
A Lupercália seguiu por cerca de 800 anos, até que a Igreja Católica começou a ganhar força na região dominada pelo Império Romano.
A ideia do catolicismo era erradicar as festas pagãs e, para isso, foi pensada uma nova tradição para os namorados no mês de fevereiro. A proposta consistia em tornar Valentim um santo e substituir o culto a Lupercus por um dia de adoração a Valentim – isso porque o padre acreditava no amor e promovia casamentos na sociedade romana.
Dispensa dizer que a ideia embrionária do Valentine’s Day não foi bem recebida pelo imperador da época.
Primeiro, porque ele não gostava da pregação de um deus único e cristão. Afinal, no século II, quem não seguiu a religião romana era perseguido pelo estado. Segundo, porque o imperador havia proibido o casamento dos soldados romanos, por acreditar que isso faria com que eles se preocupassem com suas famílias durante as batalhas, o que os tornaria mais fracos em campo.
Valentim, porém, não cedeu à adesão. Ele começou a realizar o casamento de soldados em segredo e descoberto pelo estado. Preso, o padre se apaixonou pela filha de um dos seus carcereiros.
Condenado à morte, em seu último dia de vida, escreveu ela uma carta assinada por “o seu Valentim”. Valentim foi morto em 270 dC.
Já ,no ano de 494 dC, o Papa Gelásio I (conhecido como um homem santo) declarou 14 de fevereiro, dia de seu martírio, como Dia dos Namorados. Ele foi sepultado nos arredores de Roma, na Via Flaminia, mais tarde conhecida como Porta de São Valentim, seu túmulo se tornou um local de peregrinação durante a Idade Média.
LEIA TAMBÉM: Pavê de chocolate
Tradições de Valentine’s Day pelo mundo
Em todos os lugares onde é comemorado, o Saint Valentine’s Day tem características muito próprias de cada cultura.
Vale a pena observar como cada país trata a data de um jeito particular.
Valentine’s Day nos Estados Unidos
O Valentine’s Day nos Estados Unidos se tornou um grande feriado comercial, com lojas e restaurantes cheios.
Por lá, presentes tradicionais, como chocolates, flores, jóias e lingeries são frequentemente oferecidos às mulheres que, por sua vez, também presenteiam seus amados.
Os cartões feitos à mão também são bastante valorizados, como uma prova de que se investiu um tempo pensando na pessoa e criando algo que seja único para o casal.
Por lá, a carta enviada por Valentim à sua amada reverbera até hoje, em forma de cartões distribuídos entre aqueles de quem se gosta.
Isso acontece porque o Valentine’s Day nos EUA serve para falar do amor de forma geral, inclusive no que diz respeito a familiares e amigos.
Nas escolas, as crianças fazem cartões à mão e trocam doces com os coleguinhas. Já os adolescentes costumam utilizar uma versão do “correio do amor” (presente nas festas juninas do Brasil), com meninas vestidas de cupido entregando mensagens românticas secretas entre os alunos.
Valentine’s Day na Romênia
Celebrado 10 dias depois da data mais utilizada em âmbito mundial, na Romênia, o St Valentine’s Day acontece no dia 24 de fevereiro.
Esse dia é um feriado nacional, chamado Dragobete. Muito semelhante à história da Lupercália, o Dragobete mistura o Dia dos Namorados à chegada da primavera.
Essa é uma data de muitos noivados pelo país, seguindo um ritual romeno. Nele, os pombinhos vão colher flores juntos e têm seus rostos molhados pelos amigos com a neve que ainda sobra da estação anterior. Essa tradição serve para desejar boa sorte na vida a dois que virá.
Valentine’s Day na Dinamarca
Esse país também de clima predominantemente frio demorou a adotar o Valentine’s Day no seu calendário de datas comemorativas e, quando o fez, criou uma tradição toda própria.
Por lá, as rosas vermelhas são substituídas por flores brancas, enquanto as caixas de chocolate dão lugar a uma troca de pães doces.
Para completar, o correio do amor também aparece na Dinamarca, mas sob o nome de Gaekkebrev. Nessa dinâmica, os homens escrevem charadas e enviam para as suas pretendentes. Se a garota acertar, ele fica devendo a ela um ovo de Páscoa. Se errar, é ela quem deve presenteá-lo.
Valentine’s Day nas Filipinas
Nas ilhas do Sudeste Asiático, o 14 de fevereiro é um dia de celebrar casamentos em massa.
Essa ação é patrocinada pelo governo e reúne centenas de casais por ano, buscando começar sua vida em família. E, para quem é mais romântico, é uma oportunidade também para uma belíssima renovação de votos.
Valentine’s Day em Gana
Você sabia que Gana é o maior produtor do mundo de cacau?
Pensando em expandir o turismo do país e impulsionar a economia ao redor do cultivo de cacau, em 2007, o governo ganês estabeleceu o Dia Nacional do Chocolate em 14 de fevereiro.
Apesar de pouco romântico, o que a data fez foi juntar o útil ao agradável: a partir daquele momento, o Valentine’s Day no país passou a receber uma programação especial, com atrações culturais, cardápios novos nos restaurantes e diversas maneiras adocicadas dos casais mostrarem o seu amor.
Valentine’s Day na África do Sul
No extremo sul do continente africano, o Valentine’s Day é comemorado com trocas de presentes, cartões e flores. Nada demais, não é?
Mas, a tradição para os apaixonados não para por aí. Por lá, as mulheres solteiras também escrevem o nome dos rapazes dos quais elas gostam em corações feitos de feltro.
Depois, esses corações são costurados às mangas das blusas que elas irão usar no dia 14 de fevereiro. A ideia é que elas usem os corações para que os rapazes saibam de quem elas gostam e possam retribuir, se for o caso.
Dia de São Valentim na Itália
Um dos países mais românticos do mundo, a Itália tem uma das tradições mais simples de Valentine’s Day: além da troca de presentes, os casais italianos saem para jantar.
Apesar de algo básico, não se pode negar que é a melhor forma de se comemorar qualquer coisa a dois em um país com uma das melhores gastronomias do mundo.
Valentine’s Day na França
Na França, o Valentine’s Day é comemorado por todo o país, mas ganha destaque na charmosa vila de Valentine.
Entre 12 e 14 de fevereiro, a cidade ganha um cenário todo especial, com venda de produtos, decorações nas ruas, opções gastronômicas e tudo que possa ser feito para celebrar o amor. Os cartões e cartas também são enviados pelos franceses para representar o seu afeto.
Conta a lenda que esse costume teria começado com o Duque de Orleans que, em 1415, estava preso e enviava cartas românticas para a sua esposa.
Outra curiosidade da França é a tradição dos casais de plantarem juntos uma muda de árvore. Em teoria, esse gesto representaria o seu amor, que vai crescer e florescer.
Valentine’s Day no Japão
O Valentine’s Day também chegou ao Japão.
Por lá, no dia 14 de fevereiro, as mulheres devem apresentar os rapazes com doces. Porém, os doces devem ser escolhidos a dedo: existem especificações para cada status de relacionamento.
Então, é preciso ser cauteloso na definição do chocolate a ser apresentado para passar a impressão errada.
No seguinte, no mesmo dia, são os rapazes que devem retribuir esse gesto, comprando doces e presentes para as mulheres em uma data conhecida como Dia Branco.
Dia dos Namorados na Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, um dado com características semelhantes às do Japão, com o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro e o Dia Branco em 14 de março.
Uma diferença curiosa é que as comemorações relacionadas ao status civil das pessoas só terminam em abril.
Em 14 de abril, é conhecido o Dia Preto, um data onde os solteiros se vestem com essa cor e saem juntos para comer o Jajangmyeon, um macarrão tingido de preto pelo feijão, com carnes ou frutos do mar.
São Valentim na Bulgária
De volta à Europa, na Bulgária , o 14 de fevereiro é também o dia do santo Trifon Zarezan, conhecido também como “Dia do Enólogo”.
Por isso, neste data comemorativa, os locais curtem o dia tomando um bom vinho búlgaro a dois.
Dicas para comemorar o Valentine’s Day no Brasil
Agora que você já sabe como o Dia de São Valentim é comemorado pelo mundo, que tal aproveitar a data para fazer uma surpresa especial para quem você ama?
A gente sabe que, por aqui, as comemorações de Dia dos Namorados, em 12 de junho, já viraram tradição. Mas, por que não celebrar o amor duas vezes no ano? Confira, a seguir, algumas dicas para comemorar o Valentine’s Day.
Envie uma mensagem apaixonada
São Valentim enviava cartas, mas como já estamos em outro momento, enviar uma mensagem apaixonada para o seu amor no próximo 14 de fevereiro também é uma forma de celebrar este dia.
Como os brasileiros não costumam incluir o Valentine’s Day no calendário, qualquer pessoa vai ficar surpresa ao receber uma mensagem inesperada nesta data.
Programe um jantar a dois
Quer comemorar o Valentine’s Day, mas ainda não sabe o que fazer? Com um jantar romântico, não tem como errar.
Assim como os casais italianos saem à noite para conversar e degustar o melhor da gastronomia italiana, você também pode reservar um jantar especial a dois neste dia.
O Pullman São Paulo Vila Olímpia o Grand Mercure Brasília Eixo Monumental e o Grand Mercure Curitiba Rayon têm ótimos restaurantes, perfeitos para um jantar exclusivo na primeira noite mais romântica do ano.
Uma viagem romântica para guardar na memória
Não tem jeito. Quando o assunto é comemoração entre casal, não existe melhor coisa do que embarcar em uma viagem romântica.
O feriado estrangeiro do Dia dos Namorados não é uma data comemorativa aqui no Brasil, mas sempre é possível encaixar uma viagem a um lugar diferente durante o fim de semana mais próximo.
O Rio de Janeiro é uma capital repleta de opções e paisagens para quem procura passeios a dois. Na Cidade Maravilhosa, hospede-se no Santa Teresa Hotel RJ – MGallery e aproveite as atrações do centro da cidade.
Guarujá, no litoral de SP, é outro destino romântico que fica ainda mais incrível da época do ano. Se o casal adora curtir um clima relaxante à beira-mar, fique no Sofitel Guarujá Jequitimar e aproveite o cenário paradisíaco da Praia de Pernambuco.
Por que o Dia dos Namorados no Brasil é diferente do resto do mundo?
A tradição do Dia dos Namorados, data romântica que já existia em diversos países pelo mundo, não era comemorada no Brasil.
Essa história começa a junho em 1948, quando João Doria, publicitário e pai do atual governador de São Paulo, teve uma agência de publicidade da qual era dono pela marca Exposição Clipper para melhorar como das suas lojas no de mudar de vendas.
Junho era um mês de desaquecimento nas vendas. Por isso, Doria olhou para o sucesso comercial de maio, por conta do Dia das Mães, e criou o Dia dos Namorados.
Ainda em 1948, a campanha criada pelo anúncio recebeu um prêmio da Associação Paulista de Propaganda. No seguinte ano a data já foi elaborada em outras regiões do país e se tornou um sucesso.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira maior data comercial do Brasil, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal.
Valentine’s Day: por que é comemorado no Brasil dia 12?
A resposta é simples: como o Brasil era um país majoritariamente católico na época, fazia sentido posicionar o Dia dos Namorados na véspera do dia de Santo Antônio, famoso por ser o santo casamenteiro.
Que tal aproveitar a data para celebrar diferentes culturas nela?
Seja qual for o seu destino, uma ótima ideia é o seu Dia dos Namorados em um bom quarto de hotel, com muito conforto, carinho e, claro, ao lado de quem se ama. Além de ser uma maneira de fugir do movimento do Dia dos Namorados oficial por aqui, também é uma forma de criar um novo momento especial a dois.
Com informações Magazine