Projeto ProFRANCA participa de curso sobre desencalhe de grandes baleias em Santa Catarina
Projeto ProFRANCA participa de curso sobre desencalhe de grandes baleias em Santa Catarina/Foto: Instituto Australis

Projeto ProFRANCA participa de curso sobre desencalhe de grandes baleias em Santa Catarina

Um dos objetivos foi a organização eficaz para o atendimento a encalhes de grandes baleias ao longo dos 130 km de costa da unidade de conservação

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) realizou entre os dias 05 e 06 de junho, em Imbituba, um curso sobre o desencalhe de grandes baleias na costa sul de Santa Catarina. A equipe do projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, participou do curso, que revisou e organizou o Protocolo de Encalhes e Enredamentos de Mamíferos Marinhos da APABF, ajudando a padronizar ações com as instituições parceiras que atuam em Santa Catarina e em outras regiões.

O Instituto Australis, que realiza o ProFRANCA, é membro da coordenação do Protocolo da APABF, junto com as seguintes instituições: ICMBio/APABF, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Polícia Federal/Núcleo Especial de Polícia Marítima/NEPOM e Polícia Militar Ambiental.

O encontro contou com as instituições que compõem o Protocolo de Encalhes, além de outras instituições parceiras como o LEC/UFPR, Univille, Projeto Toninhas do Brasil, Educamar Brasil, Ceclimar/ UFRGS, Defesa Civil e Secretaria de Turismo de Imbituba.

Projeto ProFRANCA participa de curso sobre desencalhe de grandes baleias em Santa Catarina
Projeto ProFRANCA participa de curso sobre desencalhe de grandes baleias em Santa Catarina

De acordo com a chefe da unidade de conservação, Renata Daniella Vargas, “o curso foi fundamental, pois a ocorrência de encalhe de espécies na costa é uma situação que requer pessoal capacitado para realização das ações de manejo, uma vez que pode diminuir o risco de morte dos animais e evitar acidentes com pessoas próximas.”

A diretora de Pesquisa do ProFRANCA/Instituto Australis, Karina Groch, foi uma das palestrantes do curso: “Foi importante para o nivelamento de informações e procedimentos relacionados aos encalhes de baleias vivas, visando a melhoria dos atendimentos e à ação coordenada das instituições. Desde 2003 já tivemos o encalhe de cinco baleias-francas vivas, sendo que quatro foram devolvidas ao mar com sucesso. A ocorrência mais recente foi em 2014 quando uma baleia-franca adulta, com seu filhote, entrou pelo canal dos molhes de Laguna (SC) e encalhou na Lagoa de Santo Antônio. O filhote retornou sozinho ao mar aberto e a mãe foi resgatada com sucesso. Além disso, mais recentemente, já devolvemos ao mar três baleias de outras espécies”.

Para a agência governamental norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), um encalhe de mamífero marinho pode ser caracterizado quando o animal está morto na praia ou na água; vivo na costa e incapaz de retornar à água sob seu próprio poder; vivo na costa e, embora possa retornar à água, precisa de atenção médica aparente; na água e não pode retornar ao seu habitat natural sob seu próprio poder ou sem assistência.

As principais causas de encalhes de animais marinhos estão associadas a fatores naturais ou devido à ação humana como o enredamento em artes de pesca, colisões com embarcações e poluição.

Temporada Reprodutiva das Baleias-Francas

A temporada de reprodução das baleias franca no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos desses animais têm tido flutuações, o que apresenta desafios para os pesquisadores. A equipe do ProFRANCA já está preparada para mais uma temporada reprodutiva, empenhada em monitorar e estudar de perto esses animais magníficos, a fim de obter informações valiosas sobre a dinâmica populacional e o comportamento.

Quer saber onde tem baleia-franca?

O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados os exemplares e um mapa das avistagens.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias