A Páscoa é uma festividade de grande importância e significado para todos os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Cristo, nesse período, diversos símbolos desempenham um papel relevante, conectando os momentos vividos por Jesus na vida e na morte, vamos juntos explorar alguns desses símbolos e o que representam:
Leia Também: Domingo de Ramos e da Paixão
O Cordeiro da Páscoa: é um dos símbolos mais antigos, remetendo á aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento, onde na época a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro.
Ovo da Páscoa: simboliza a vida e a renovação, assim como a casca rompe para revelar a vida, a ressurreição de Cristo traz esperança e renovação para a humanidade. Na antiguidade, povos do Mediterrâneo presenteavam ovos cozidos e pintados durante as festividades da primavera. No mudo moderno os ovos de chocolate se tornaram tradição
Coelho da Páscoa: com a chegada da primavera os coelhos são os primeiros a saírem das suas tocas, simbolizam a fertilidade e a abundância, e assim como os ovos de chocolate hoje eles são presentes tradicionais deste período.
Ramos de Palmeira: as folhas de palmeiras eram espalhadas no chão como um sinal de boas-vindas a Cristo, quando chegou em Jerusalém, atualmente, algumas igrejas são decoradas para os eventos que celebram a vida e a morte de Cristo e as folhas de palmeiras são também levadas na celebração, onde são benzidas e depois os fiéis as levam para casa, como sinal de receber Cristo em seus lares.
Os sinos: toca no Domingo de Páscoa, para anunciar a vitória de Jesus sobre a morte e simboliza a esperança para os cristãos, é o momento de alegria e festividade.
O pão e o vinho: na última ceia, Jesus compartilhou pão e vinho com seus discípulos, ambos representam seu corpo e sangue, a Eucaristia nos une à paixão e ressurreição de Cristo.
Ao redor do mundo a Páscoa é comemorada de forma diferente, mas com o mesmo sentimento de adoração, reflexão, amor e esperança em Cristo. Vamos explorar algumas tradições em diferentes países:
No continente Europeu: Bulgária: Uma tradição divertida consiste em quebrar a casca de ovos cozidos e pintados em outro ovo, sem danificar a própria casca. Aquele que consegue realizar esse feito terá sucesso no próximo ano. Polônia: As pessoas realizam uma luta simbólica entre Jesus e o Diabo, fantasiando-se e imitando essa batalha. França: Além dos ovos de chocolate, a colomba pascal (um bolo em forma de pomba) é popular. Alemanha: O coelho da Páscoa traz ovos e doces para as crianças. Escócia: A tradição inclui rolar ovos em colinas, e o ovo que rolar mais longe é considerado vitorioso.
Na Oceania: Nova Zelândia: As celebrações incluem missas, procissões e refeições especiais. Austrália: Além dos ovos de chocolate, as famílias se reúnem para compartilhar refeições festivas.
Nas Américas: Canadá: As tradições incluem missas, ovos de chocolate e refeições em família. El Salvador: Um ritual inusitado envolve pessoas fantasiadas imitando uma luta entre Jesus e o Diabo. Estados Unidos: Além dos ovos de chocolate, as famílias celebram com refeições especiais e atividades ao ar livre.
A Páscoa é uma oportunidade para vivenciar a diversidade cultural e espiritual ao redor do mundo. Que possamos contemplar o mistério da ressurreição, independentemente das tradições específicas de cada país.
Fonte: Assessoria de Imprensa Catedral Santa Terezinha de Joaçaba