Dia de São João (24/06)/Foto: Internet
Dia de São João (24/06)/Foto: Internet

O São João vai voltar!

Simbolicamente, o Coronavírus chegou ao Brasil no dia 26 de fevereiro de 2020, via São Paulo. Desde março/20 até os nossos dias, o que considero o mal do século XXI, portanto há 16 meses, a pandemia maltrata, castiga e mata a humanidade. No Brasil, livrou por um triz apenas o Carnaval daquele ano, mas logo em seguida todos os eventos a partir da Semana Santa foram atingidos pelo COVID-19. Vivemos a 2ª edição numa “terceira” onda sob os auspícios da Corona, a peste do mundo atual.

No mês de junho, sobretudo aqui no Nordeste, tudo é São João. Todos nós sabemos que o Turismo foi o setor mais atingido pela COVID-19. O setor turístico é muito amplo. Abrange 53 atividades econômicas. Então, o efeito é exponencial. Os vasos comunicadores tem dimensões inimagináveis. Por isso, assistimos o Coronavírus atingir todas as nossas manifestações culturais, sociais, folclóricas, populares, cívicas e turísticas.

Especificamente, São João não é apenas uma festa, mas um ciclo que compreende todo o mês de junho. Oficialmente, inicia-se com as celebrações dos santos católicos: o Santo Antônio (13/06), o São João (24/06) e o São Pedro (29/06). É uma festa que envolve os nove estados nordestinos, gerando empregos, distribuindo rendas, mantendo negócios e multiplicando ocupações. Dinamiza a economia e aquece o agronegócio!

De fato, o São João é uma festa europeia. De tradição portuguesa. Trazida para o Brasil, ela se manifesta de norte ao sul do país, mas nada como o São João nordestino. Em Pernambuco o principal símbolo é o Arraial. Pátio e Palhoções. E dai vem os fogos, a fogueira, os fogos de artifícios, balões e bandeirinhas. As danças, os figurinos com os trajes típicos chamados de matutos. A música é riquíssima. Quanto aos ritmos do São João ai, é uma pauta interminável. Uma profusão de ritmos: baião, xote, xaxado, Bandas de forró, o autêntico “Trio Pé de Serra” formado pela sanfona, zabumba e o triangulo. A música brega, o sertanejo, bandas de pífanos, bacamarteiros e outros ritmos que agrega ao nordestino.

A gastronomia é um capitulo espetacular. Tudo de milho que se possa imaginar como pamonha, canjica, bolos variados, pé de moleque, milho verde e assado e uma infinidade de iguarias como o Souza Leão.

Do São João, há um destaque que faço questão de levar em conta que é a Quadrilha. Costumo dizer que a Quadrilha que é uma dança cadenciada própria das festas juninas. É o charme francês que Portugal incorporou ao São João. Daí, as expressões próprias francesas como “anavantús”, “anarriês”, “balancês” e por ai se vai. É o it da França. Vale lembrar que, atualmente, as quadrilhas são estilizadas. Elas têm enredo, evolução, harmonia, conjunto, coreografia, historia, carros alegóricos. São pequenas escolas de samba. Produzem verdadeiras apoteoses!

Ricardo Guerra – Jornalista reside em Olinda-PE

Tenho certeza que no próximo ano, vibrarei com a quadrilha “Traquejo” de Gravatá, que já foi campeã Global. Coreografada pelo também campeoníssimo Wanderson José. Em termos de danças, devemos ainda lembrar o balanço da Ciranda que é encantador e namorador. É o tempo das simpatias e das adivinhações. Tempos dos envolvimentos.

Sou um homem de fé. Por isso acredito no Eterno. Tenho certeza que no próximo ano, voltaremos a viver e a proporcionar inclusive, e, sobretudo, aos turistas o nosso verdadeiro São João. Agendem PE.

Vocês verão que a “morena Tropicana”, hino de Alceu, voltará a se vestir de matuta com tranças para dançar a quadrilha. Luiz Gonzaga recordará que “a menina quando enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Gente tenha fé. Acreditem! Alimentem a Esperança!

No próximo ano, na minha Gravatá ou em qualquer lugar do Nordeste, vocês todos vão ouvir e reviver Amelinha cantar: “mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem ser de dor” no inspirado dizer de Zé Ramalho. Para os mais idosos com eu, não tem quem resista o apelo de Elba Ramalho: “De volta pro meu Aconchego”.

Ricardo Guerra – Jornalista e empresário

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina


Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias