Em sua 7ª edição o Gramado Summit, está sendo um sucesso, o evento reúne mais de 15 mil pessoas vindas de 23 estados brasileiros. Até amanhã 12 de abril, a inovação e o futuro serão foco de uma das principais conferências do segmento no país. Ao longo dos três dias o evento terá dez trilhas de conteúdo, com mais de 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios.
Para Marcus Rossi, CEO do evento, “Tudo parte de conexão. A tecnologia é só meio”. É por esse motivo que a Gramado Summit é reconhecido como o maior brainstorming da América Latina, discutindo temas relevantes e apresentando ideias disruptivas.
Muitos foram os nomes que subiram nos 13 palcos espalhados pelo evento, nesta quarta-feira (10/04), mas trago aqui alguns insigths das inúmeras palestras que são focadas em temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de empreendedorismo.
Vender, vender e vender
Sim, o mundo das vendas dominou a minha programação. Tudo é vendas! Sem dinheiro entrando, infelizmente não teremos condições de contratar as melhores ferramentas, os melhores profissionais e, com isso, ter os melhores processos.
O Futuro das Vendas: Alfredo Soares e o Cliente como Centro da Estratégia
Na vibrante atmosfera da Gramado Summit, Alfredo Soares, sócio do G4 Educação, capturou a atenção de um público ávido por conhecimento com sua palestra sobre “O Futuro das Vendas”. Soares, com sua profunda compreensão das dinâmicas de mercado e uma perspectiva inovadora sobre as vendas, ofereceu uma série de insights que ressoaram fortemente com os participantes.
Um dos pontos centrais de sua discussão foi a importância de conhecer profundamente o público-alvo. Soares enfatizou que o desafio atual transcende o simples ato de vender, trata-se de compreender com quem você está se comunicando e como estabelecer essa comunicação de forma eficaz. Ele provocou uma reflexão ao declarar que o cliente não é apenas o resultado final de um processo, mas sim o próprio processo em si, uma ideia que redefine a abordagem tradicional de vendas.
Soares defendeu a ideia de que os clientes devem ser o núcleo da estratégia de qualquer empresa. Sugeriu a criação de “comitês do cliente” e eventos que coloquem os interesses e comportamentos do cliente no centro das decisões estratégicas, destacando a obsessão da G4 Educação em entender as mudanças nos padrões de consumo e preferências.
Outro insight valioso foi a importância de focar nos canais que capturam a atenção do cliente, uma vez que estes são os mais eficazes para a comunicação e engajamento. Além disso, Soares introduziu o conceito dos “12 verbos do marketing”, desafiando os presentes a refletirem sobre como suas marcas se relacionam com os clientes em cada uma dessas etapas, desde o primeiro contato até a fidelização e advocacia da marca.
A palestra também abordou a importância de adotar uma “mentalidade de receita”, concentrando-se não apenas em aumentar as vendas, mas em fazê-lo de maneira inteligente e sustentável. Soares enfatizou a necessidade de vender para o cliente certo, reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), aumentar o Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV) e crescer de forma sustentável, evitando o crescimento a qualquer custo.
Finalmente, Soares destacou que ser um empreendedor de sucesso vai além da paixão pelo negócio. Requer também habilidades de gestão sólidas. Ele aconselhou a audiência a olhar além das “métricas de vaidade” e focar em dados e informações que realmente importam para o crescimento e a saúde do negócio.
Com sua abordagem inovadora e insights práticos, a palestra de Alfredo Soares no Gramado Summit iluminou o caminho para o futuro das vendas, oferecendo aos participantes estratégias valiosas para se adaptarem e prosperarem no comercial em constante evolução.
E por aí, como você está olhando para o futuro das suas vendas?
Redefinindo Fronteiras: Siemens e a Revolução da Inovação no Brasil
No cerne da revolução digital que redefine as fronteiras da inovação, a Siemens Software se destaca, liderando com visão e soluções tecnológicas avançadas. Em uma conversa com Matheus Abbade, do setor de marketing da Siemens Digital Industries Software, veio à tona o desafio atual: a crescente dominância da Ásia no campo da inovação e a consequente sombra lançada sobre o mercado, incluindo o Brasil.
Abbade articulou a estratégia da Siemens de reacender o espírito competitivo nas Américas, enfatizando o papel crucial da digitalização – uma realidade já bem estabelecida na Ásia – na transformação do setor industrial brasileiro. A Siemens, com sua rica herança de inovação e tecnologia, não se contenta em apenas participar da conversa, ela está determinada a liderá-la, oferecendo soluções que prometem não apenas aumentar a produção, mas também elevar a performance e a qualidade dos empreendimentos locais.
Além disso, Abbade abordou um ponto crítico: a percepção equivocada do público sobre o que realmente representa uma empresa de tecnologia na era moderna. Longe de ser a antiga Siemens que fabricava dispositivos como celulares – o que já não acontece mais, a Siemens Software está imersa na vida cotidiana, conectando, compreendendo e inovando. Com uma clara missão de iluminar os caminhos da tecnologia e inovação, a Siemens demonstra que sua essência vai muito além de seus produtos: reside na capacidade de antecipar necessidades e transcender expectativas.
Na conversa com Matheus Abbade na Gramado Summit, ele não apenas compartilhou insights sobre as capacidades transformadoras da Siemens Software, mas também reafirmou o compromisso da empresa com a inovação contínua. A Siemens, com sua visão para o futuro, está não apenas acompanhando a evolução tecnológica. Está, de fato, na vanguarda, moldando o amanhã dos negócios no Brasil e diversos países do mundo.
Com destaques para reitailtechs e edtechs, mais de 300 startups expõem na conferência de inovação Gramado Summit
Startups são oriundas de diversos estados brasileiros e de diferentes segmentos
Mais de 500 expositores estão presentes na Gramado Summit 2024, uma das principais conferências de tecnologia e inovação do país, que acontece de 10 a 12 de abril. Entre essas 500 marcas, mais de 300 são startups em estágio inicial.
Na categoria de startups, destacam-se negócios nos segmentos de reitailtechs e edtechs, mas também marcam forte presença as healthtechs, fintechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, foodtechs e proptechs.
Essas startups são de diversos estados brasileiros, especialmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já os segmentos de maior destaque entre as startups expositoras estão fintechs,healthtechs, edtechs, martechs, retailtechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs e foodtechs.
Conforme o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, a conferência busca dar destaque para startups, seguindo o propósito de empoderar o pequeno empreendedor. “Trabalhamos com uma série de incentivos para trazer essas startups para dentro do evento e, ao mesmo tempo, também oferecemos ações para viabilizar conexões e investimentos para elas”, explica.
Entre essas ações que as startups podem participar está a Batalha de Startups (a vencedora da competição recebe um aporte de R$200 mil da aceleradora Ventiur, com possibilidade de chegar a até R$1 milhão por meio de co-investimento).
Gramado Summit anuncia edição em Punta del Este
Conferência de inovação se consolida internacionalmente ao fechar parceria com governo uruguaio
Uma das principais conferências de inovação do Brasil chega agora também ao Uruguai. A organização da Gramado Summit acaba de anunciar a realização de uma edição do evento em Punta del Este nos dias 26 e 27 de setembro deste ano.
Em parceria fechada com o governo uruguaio, a conferência de inovação dá um grande passo rumo à internacionalização. Para esta primeira edição, espera-se receber 1.500 participantes, dezenas de marcas em exposição e cerca de 50 palestrantes. A Gramado Summit Punta del Este será realizada nas instalações do Punta del Este Convention & Exhibition Center, com o Solanas Punta del Este como sua acomodação oficial.
“Após o sucesso alcançado no Brasil, chegou o momento de ampliar nosso impacto a nível global e iniciar uma nova aventura com presença internacional, por isso, a partir de setembro de 2024, Punta del Este e o Uruguai serão um novo lar para pensarmos no futuro juntos”, destaca o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.
Ele também acredita que o encontro em Punta del Este terá, em breve, uma dimensão semelhante à de Gramado. “Vemos muito potencial de internacionalização com a realização do evento em Punta. Acreditamos que muito em breve teremos uma dimensão tão grande quanto a que realizamos em Gramado. Afinal, o destino de Punta é incrível e imersivo”, acrescenta Marcus. As vendas para a edição em Punta del Este estão abertas pelo site www.punta.gramadosummit.com
Jornalista Vânia Monteiro está cobrindo o Gramado Summit 2024 representando o Bom Dia SC pelo segundo ano consecutivo