Palestra sobre Transição Energética é tema de evento promovido pelo Governo de SC, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Os debates em torno das mudanças climáticas têm gerado uma preocupação com a matriz energética dos países. Apesar de o Brasil ser uma exceção — com 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis — de maneira geral, ainda há no mundo uma grande dependência de combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. A transição energética é o conceito que envolve mudanças com o objetivo de migrar dessa matriz para outra, focada na geração de energia por fontes renováveis. Estratégias para viabilizar essa mudança serão o tema de um webinar promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil em parceria com a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) de Santa Catarina, integrada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
Palestra com especialista americana e mediação de professor da USP será transmitida gratuitamente pelo Zoom na quarta-feira, 27 de abril, às 15h30
O webinar Estratégias de Transição Energética será realizado na próxima quarta-feira, 27 de abril, a partir das 15h30. O evento é aberto a todos os interessados e será transmitido pela plataforma Zoom. A abertura ficará a cargo do cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, e do secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira.
Interessados em participar devem acessar o link bit.ly/euasema, preencher os campos Nome, Sobrenome e Endereço de Email e clicar em Inscrição.
Palestrante
Lisa Viscidi é especialista em energia com 15 anos de experiência em pesquisa, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios. Viscidi liderou projetos e escreveu vários relatórios e artigos sobre descarbonização dos setores de petróleo e energia, política e regulamentos de energia e transporte sustentável, entre outros tópicos. Ela é gerente sênior da Deloitte Consulting, onde fornece conhecimento técnico e gerencia projetos internacionais de energia em mercados emergentes para o governo dos EUA e clientes internacionais. Antes de ingressar na Deloitte, ela foi diretora fundadora do Programa de Energia, Mudanças Climáticas e Indústrias Extrativas no Diálogo Interamericano, um think tank focado em assuntos do Hemisfério Ocidental. Antes disso, ela foi chefe do escritório de Nova York e líder de equipe da América Latina do Energy Intelligence Group. Ela é bacharel em História pela George Washington University e mestre em estudos latino-americanos com foco em desenvolvimento econômico e políticas públicas pela New York University.
Moderador
Arlindo Philippi Junior é membro titular do Conselho Deliberativo do Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change (Incline) da Universidade de São Paulo (USP); atua no Instituto de Estudos Avançados (IEA), na coordenação do Centro de Síntese USP Cidades Globais, com o projeto “Experimentações Urbanas na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para cidades”. É formado em Engenharia Civil e em Engenharia Sanitária e Ambiental. Possui Mestrado em Saúde Ambiental e Doutorado em Saúde Pública, ambos pela USP. Tem pós-doutorado em Estudos Urbanos e Regionais, pelo Massachussets Institute of Technology, EUA; e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental pela USP. Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Serviço:
Estratégias de Transição Energética
Data: 27/04, quarta-feira
Hora: 15h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Inscrições gratuitas: bit.ly/euasema
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia Também: UNESCO realiza a chancela oficial do Geoparque Global Cânions do Sul